CI

Armadilha digital combate tuta absoluta

“Os algoritmos de reconhecimento de imagem permitem o monitoramento em tempo real e on-line"



Foto: Divulgação

Uma nova armadilha digital pode ajudar os produtores de tomate a combaterem uma das pragas mais difíceis da cultura. Lançamento da Tarvos alia feromônio sexual sintético e inteligência artificial para munir a classe produtora com informações diárias sobre a incidência dessa praga que causa sérios prejuízos ao setor.

Essa armadilha utiliza inteligência artificial e alta tecnologia para atrair, identificar e contar diariamente os exemplares da praga. Além disso, ela mede a produtividade e economia no uso de defensivos agrícolas. A armadilha inteligente utiliza um feromônio sintético para atrair os insetos e registra os dados com uma câmera, transmitindo-os via satélite. Isso permite um manejo mais eficiente da praga, com menor uso de defensivos e maior precisão no controle.

“Os algoritmos de reconhecimento de imagem permitem o monitoramento em tempo real e on-line, medindo a dinâmica populacional dos insetos de forma constante e simultânea”, explica a bióloga Nathalia Silva, coordenadora de entomologia na Tarvos. “Falando de tomate, no dia a dia do controle da traça-do-tomateiro, o que no geral se vê hoje são altos números de aplicações para seu controle, dependendo especialmente da intensidade da praga. E ao mesmo tempo existe uma grande preocupação da classe com relação à quantidade de resíduos que ficam no alimento, ou seja, quanto menos aplicar, menor será o gasto e de quebra essa quantidade”, pontua a especialista.

Com as informações em mãos, acertar qual medida adotar se torna mais fácil. “O fato da armadilha ter esses dados diários em relação à chegada da praga e seu nível populacional, pode até auxiliá-lo a entrar com um defensivo preventivo, na classificação de produtos biológicos de forma mais assertiva” explica a bióloga. Dessa maneira, sabendo o ciclo de vida da traça-do-tomateiro e o momento em que as lagartas vão procurar os frutos e as folhas para se desenvolver, fazendo essa aplicação antes, consegue-se ter um controle da proliferação.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.