Argentina se destaca na produção de tomates
O tomate argentino é cultivado em mais de 17.000 hectares, 60% dessa produção é destinada ao consumo in natura e o restante vai para a indústria
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Nem só de tango ou rivalidades no futebol, vive a vizinha Argentina, por lá cada pessoa consume 16 quilos de tomate anualmente, seja ele fresco, seco ou industrializado. Com várias espécies, cultivado em estufa ou de forma tradicional, o tomate possui vitaminas e funções medicinais no combate de algumas doenças.
O tomate argentino é cultivado em mais de 17.000 hectares, 60% dessa produção é destinada ao consumo in natura e o restante vai para a indústria. O cultivo é realizado em Mendoza, San Juan Salta e Jujuy, Corrientes Formosas, Rio Negro e a capital Buenos Aires.
De acordo com relatório do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Mendoza junto com San Juan são responsáveis por 80% da produção nacional de tomate. Os produtores usam o cultivo em estufa, em 2022 já foram mais de 25 mil toneladas exportadas. Os principais destinos de tomate fresco são: Paraguai, Brasil, Chile e Uruguai.