CI

ARGENTINA: mudança de governo não deve afetar pecuária brasileira

Especialistas analisam cenário pós-eleição e destacam perspectivas para o mercado de carne bovina



Foto: Sheila Flores

Em meio às recentes mudanças políticas na Argentina, especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) tranquilizam a pecuária  brasileira, indicando que a transição de governo no país vizinho não deve trazer impactos significativos para a pecuária de corte do Brasil.

De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil, como um dos maiores produtores de carne do mundo, compra uma quantidade relativamente pequena de carne argentina. A Argentina ocupa a sexta posição como produtor e o quinto lugar como exportador mundial de carne bovina. Pesquisadores do Cepea ressaltam que, apesar da expectativa de um aumento nas exportações argentinas, a carne produzida no país vizinho é reconhecida por sua qualidade e geralmente atende a segmentos de mercado distintos da proteína brasileira, resultando em poucos nichos de concorrência direta.

A análise dos especialistas também descarta a possibilidade de acirramento da concorrência no mercado internacional, destacando que, embora a Argentina possa aumentar suas exportações, o Brasil não deve sentir uma pressão significativa. Além disso, ressalta-se que o aumento das exportações argentinas pode abrir oportunidades para o Brasil ampliar suas vendas para o país vizinho.

Ainda conforme dados do Cepea, a carne brasileira é mais acessível e competitiva, especialmente em um cenário de crise econômica na Argentina. Apesar da expectativa de um possível aumento nas vendas para o mercado argentino, a perspectiva é de um crescimento moderado, uma vez que os custos de produção no país vizinho são consideravelmente superiores aos do Brasil, dificultando a competitividade mesmo em caso de políticas de abertura comercial.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.