Área de milho dos EUA é a terceira maior desde 1944
Mas a seca pode mexer nos preços
A área a ser plantada de milho nos Estados Unidos é a terceira maior desde 1944, mas a seca poderá reduzir a produção e elevar os preços, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “A área a ser plantada com milho na safra 22/23 será a terceira maior nos EUA desde 1944, bem acima do que o mercado esperava e isso pressionou fortemente as cotações nesta sexta-feira, arrastando, inclusive as do trigo junto”, comenta.
“Se considerarmos uma produtividade igual à do ano passado (de 9.728 kg/hectare), a produção americana deveria aumentar de 348,75 milhões de toneladas produzidas no ano passado para 370,44 milhões de toneladas, um incremento de 21,69 milhões de toneladas”, completa.
Mas existe, nesta safra, o fator seca que deverá reduzir esta produtividade e que o USDA ainda não analisou. “Por enquanto o que sabemos é que a seca está atacando mais o milho do que a soja, então, não seria excessivo considerar que a produtividade do milho sofreria uma redução ao redor de 18% para 7.977 kg/hectare, o que reduziria, também a produção para 303,76 milhões de toneladas, abaixo, inclusive, do ano passado, o que poderá fazer as cotações voltarem a subir tão rapidamente quanto desceram, se confirmadas. Por isto, os relatórios das próximas segundas-feiras serão sempre muito importantes”, indica.
“Mas a redução nos estoques fez o contrabalanço: o volume ficou 4 MT abaixo das expectativas do mercado e 6 MT abaixo do mesmo nível do ano passado. Este poderá ser, também, um forte fator altista a curto, médio e longo prazo, principalmente se ele for reduzido com a diminuição da produção trazida pela atual seca nos Estados Unidos”, conclui.