Após a formação e passagem do ciclone extratropical no sul do Brasil, as condições apontam para o impulsionamento de uma intensa massa de ar frio que estava sobre a Argentina para o centro Sul do Brasil. Essa massa de ar deve trazer condições de geadas amplas já no começo desta sexta-feira (14) entre o sul do Rio Grande do Sul, até áreas do Sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.
Na região sul, além do frio pela manhã, o período da tarde terá pouca variação nas temperaturas especialmente em áreas da Serra Gaúcha e Catarinense. A tarde também tem temperaturas mais agradáveis em áreas do Sul de Goiás e Sul de Minas Gerais.
Veja também: ALERTA: ciclone se forma nesta quarta-feira
Já na metade norte do País, as condições seguem com um padrão de temperaturas muito elevadas e tempo seco. Em Miracema do Tocantins os termômetros podem superar os 37°C, com índices de umidade abaixo dos 20%, acentuando os riscos para incêndios na região.
Já na região Nordeste, as condições de chuvas diminuem até mesmo em áreas do leste do nordeste.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Clique e confira mais informações de clima no Agrotempo
Região Norte
Em relação aos últimos dias, as chuvas ganham um pouco mais de espaço, mas ainda confinadas no extremo norte da região. Algumas instabilidade podem surgir até a metade oeste do Acre, mas de forma muito isolada e pontual. Já em áreas de Rondônia, sul do Amazonas, Sul do Pará e todo o estado do Tocantins, a condição é de atenção em função dos baixos índices de umidade e as temperaturas elevadas.
Região Nordeste
Poucas chuvas na região nordeste, até mesmo em setores da região açucareira – que recebem chuvas recorrentes neste período – deverão ter menos chuvas nesta sexta. As instabilidades mais expressivas, devem ocorrer somente ao norte do Maranhão, na forma de pancadas rápidas e passageiras. Áreas do interior, como centro e oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, devem ter um dia quente, com índices de umidade muito baixos.
Região Centro-Oeste
O destaque para a região, após a passagem do ciclone, é a incursão de uma massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas no Mato Grosso do Sul. Os termômetros podem ter registros abaixo dos 5°C nas primeiras horas do dia, com condições para formação de geadas. O ar frio avança até a metade sul de Mato Grosso e Goiás, mas nestes dois estados o aquecimento vem forte já com as primeiras horas de incidência do Sol. No extremo norte da região, as temperaturas estarão elevadas com índices de umidade em níveis de atenção.
Região Sudeste
O ramo de chuvas, associado à frente fria do ciclone, deve provocar algumas chuvas fracas e passageiras entre o norte de São Paulo, Triângulo e Sul de Minas Gerais e metade Sul do Rio de Janeiro. Mas o grande destaque na região é a queda nas temperaturas em áreas até o centro-sul de Minas Gerais. O amanhecer deve ter registros abaixo dos 5°C em áreas do sul de São Paulo, com uma pequena sinalização para geadas. Contudo, áreas do norte de Minas Gerais e Espírito Santo ainda devem registrar temperaturas acima dos 33°C, com índices de umidade perto ou abaixo dos 20% nos horários mais críticos.
Região Sul
Na sequência do ciclone, uma forte massa de ar frio deve avançar pela região. Essa queda nas temperaturas deve trazer inclusive condições para formação de geadas amplas, que devem ocorrer no centro-sul do Rio Grande do Sul, Santa Catarina até áreas do centro-norte do Paraná. Em relação às instabilidades, a costa da região segue com a previsão de chuvas fracas e passageiras, além dos ventos persistentes especialmente na costa de Santa Catarina. Praticamente todo o período terá temperaturas baixas, inclusive à tarde.