ANP certifica mais 8 usinas
A partir de agora, estas unidades já são capazes de emitir os Créditos de Descarbonização (CBios)
Mais 8 usinas, duas delas associadas UDOP, foram certificadas, ontem (24) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). A partir de agora, estas unidades já são capazes de emitir os Créditos de Descarbonização (CBios). Com estas certificações, sobe para 79 o número de usinas já certificadas pela ANP.
As associadas UDOP certificadas ontem foram: Brenco - Costa Rica (atual Atvos -- Costa Rica) e Agro Serra. Além destas, também foram certificadas as usinas: Goiasa; Santa Helena; USJ; Santa Isabel - Novo Horizonte e Mendonça; e GIASA.
Pelos trâmites do RenovaBio, após a certificação, as unidades precisam firmar acordo com o Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados para o registro de notas fiscais referentes aos volumes certificados e começar efetivamente a emitir os CBios.
Cada CBio (crédito de descarbonização) equivale a uma tonelada de carbono a menos a ser emitida na atmosfera. Ainda de acordo com o RenovaBio, as distribuidoras de combustível têm uma meta compulsória de aquisição de CBios, determinada a cada ano, levando-se em conta a quantidade de combustíveis fósseis comercializados no ano anterior.