CI

Análise genética prevê propriedades do girassol

A equipe analisou espécies de dois grandes bancos de genes do girassol russo e da coleção Agroplasma



Foto: Marcel Oliveira

Pesquisadores da Skoltech e seus colegas da University of Southern California realizaram uma análise genética de uma coleção de girassol russo e identificaram marcadores genéticos que podem ajudar a prever a composição de ácidos graxos do óleo. A pesquisa foi publicada na  BMC Genomics. 

A seleção genômica, que ajuda a criar rapidamente novas variedades de culturas, tem sido um tópico muito debatido em todo o mundo nos últimos 10 anos. O sequenciamento de DNA e a genotipagem extensiva têm sido aplicados para obter perfis genéticos de plantações. Quando analisados e comparados com dados de campo, esses perfis ajudam a identificar marcadores genéticos para características de interesse para a agricultura e prever as propriedades e o valor de uma cultura com base exclusivamente em seu perfil genético. 

 “Nosso trabalho é o primeiro estudo em grande escala do pool genético do girassol russo e uma das primeiras tentativas de criar novas variedades por meio da seleção genômica. Prever a aparência de uma planta antes de plantá-la, uma ideia que até recentemente parecia totalmente irreal - se tornou comum em muitos países graças aos avanços da tecnologia. A agricultura clássica dificilmente consegue lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas globais, aumentando as necessidades humanas e os requisitos de qualidade dos alimentos em evolução. Para começar, devemos nos voltar para a genética”, afirma Alina Chernova, Ph.D. da Skoltech. e principal autor do estudo. 

A equipe analisou espécies de dois grandes bancos de genes do girassol russo e da coleção Agroplasma. A análise genética cobriu 601 linhagens de girassol cultivadas para comparar a diversidade genética com a coleção global e comparar os resultados com testes químicos do óleo obtido a partir dessas linhagens. A análise bioinformática revelou marcadores genéticos que podem ajudar a controlar o teor de ácidos graxos do óleo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.