CI

Alteração nos ventos leva fumaça de incêndios ao Rio Grande do Sul

Os incêndios geram uma elevada quantidade de monóxido de carbono (CO)


Foto: Nadia Borges

Uma combinação de condições climáticas e ambientais resultou em um céu encoberto por fumaça na capital gaúcha na quinta-feira (15), surpreendendo os moradores que transitavam pela cidade. O fenômeno é consequência de uma série de incêndios florestais no norte da Argentina, no Paraguai e no sul do Mato Grosso do Sul, no Pantanal.

De acordo com meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, a fumaça pode ser vista do espaço, com as imagens de satélite. Há uma concentração de focos de incêndio no sul da região Norte do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. E os ventos conseguem trazer toda fumaça para a região Sul do Brasil". Uma alteração na direção dos ventos na região, que, em vez de dispersar a fumaça, acabou direcionando-a para o sul, atingindo diretamente o Rio Grande do Sul.

Os incêndios geram uma elevada quantidade de monóxido de carbono (CO), um gás poluente também presente na queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.


Crédito: Gustavo Cestari

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.