Após os ataques dos drones ucranianos, poderá haver alguma reação inesperada por parte da Rússia. Diante disso, qualquer movimentação nova, poderá trazer mais volatilidade para Chicago.
Segundo a análise do Grão Direto, o clima está adverso nos EUA. Prognósticos indicam altas temperaturas e baixa probabilidade de precipitações, principalmente, no Cinturão do milho. Caso seja confirmado, poderá trazer mais uma dose de volatilidade climática para Chicago.
A expedição Farmer Crop Tour, que consiste na visita “in loco” de algumas áreas, fornecerá informações sobre a produção potencial das lavouras de milho do Meio-Oeste dos Estados Unidos. Esse fato provocará bastante volatilidade em Chicago.
Ritmo de colheita deve reaquecer, após uma semana chuvosa em várias regiões do país. As previsões são de clima estável em grande parte. Isso deve favorecer a retomada do ritmo de colheita à nível nacional.
Queda no ritmo de exportações brasileiras, o Secex deve trazer um ritmo menor de exportações, no relatório de hoje (20/08), por conta das chuvas nas regiões portuárias. Quando há presença de chuvas, as atividades são paralisadas.
Exportações norte-americanas, de acordo com o USDA, houve um crescimento de 55% em comparação com a semana anterior, e um aumento de 16% em relação à média das quatro semanas anteriores. Apesar disso, está abaixo da projeção inicial e cerca de 30% abaixo do mesmo período do ano passado.
As cotações poderão esboçar uma pequena valorização nesta semana, mas a evolução da colheita ainda oferece um forte contrapeso.