CI

ALGODÃO: Safra 2024 garantida?

Clima vem como forte aliado no começo da safra 2024



Chuvas e condições climáticas ideais impulsionam desenvolvimento em Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo Chuvas e condições climáticas ideais impulsionam desenvolvimento em Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo - Foto: USDA

Com o plantio praticamente finalizado, o mais recente boletim semanal da Conab, indica as condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento do algodão em boa parte das regiões produtoras. Estas condições estão trazendo uma expectativa otimista para a safra de 2024.

Em Mato Grosso, o cenário é amplamente favorável para as lavouras, principalmente na região do Médio-Norte. A presença de chuvas adequadas tem sido um fator determinante para a manutenção de condições ótimas de desenvolvimento das culturas.  

Na Bahia, a situação também é descrita como muito positiva, com as culturas apresentando ótimo desenvolvimento.  

No Maranhão, as lavouras de primeira safra encontram-se em fase de floração, com bom desenvolvimento reportado.  

No Mato Grosso do Sul, embora as condições climáticas continuem a favorecer o desenvolvimento das lavouras, um aumento populacional da praga bicudo foi registrado. Esse cenário alerta para a necessidade de estratégias integradas de manejo de pragas, que combinem monitoramento constante, uso de controle biológico e práticas culturais ajustadas às condições locais, a fim de minimizar os impactos negativos sobre a produção.

Em Minas Gerais, as atenções se voltam para as lavouras mais ao norte do estado, onde as chuvas estão sendo mais irregulares, o que pode comprometer a floração de maneira adequada do algodoeiro. 

Já no estado de São Paulo, as condições são consideradas boas, visto que as lavouras mais adiantadas já estão avançando na maturação. 

No Piauí as lavouras avançam entre a floração e maturação sob boas condições climáticas.

 

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 25 a 31 de março de 2024
Percentual da área semeada nacional: 100%


Fonte: Conab

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.