ALGODÃO: otimismo no progresso da safra
Lavouras dividem-se meio a meio entre estágios de maturação e formação de maçãs
Em meio à redução das chuvas em todo o país, o desenvolvimento da safra de algodão tem mostrado resiliência notável, de acordo com informações divulgadas recentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os produtores do Mato Grosso têm observado um desenvolvimento positivo das lavouras, que estão predominantemente em fase de maturação, graças à boa umidade do solo.
No Mato Grosso do Sul, a colheita nas regiões Leste e Sudoeste está quase finalizada, enquanto os cultivos do Centro-Norte estão em formação de maçãs, com algumas áreas também em maturação. Em Goiás, a maioria das lavouras está no estágio de formação de maçãs, e apresenta bom desenvolvimento.
Na Bahia, há uma variedade de estágios de crescimento. No Extremo-Oeste, as lavouras de sequeiro estão em estágio de formação de maçãs e maturação. Já as lavouras irrigadas estão em fase de formação de maçãs. Apesar de a redução das chuvas limitar a produtividade, tem favorecido a qualidade das plumas. No Centro-Sul do estado, a colheita está em andamento.
No Maranhão, as lavouras do Sul do estado estão iniciando a maturação, enquanto a maioria ainda está em fase de formação de maçãs, mas as condições de desenvolvimento são boas.
Em Minas Gerais, o clima seco tem favorecido a maturação das lavouras e a qualidade da fibra do algodão. No estado de São Paulo, a colheita está em pleno andamento e as lavouras estão mostrando bom desenvolvimento. No Piauí, a maioria das lavouras também está se desenvolvendo em boas condições.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 14 a 20 de maio de 2023
O progresso da colheita é mais evidente no Mato Grosso do Sul, onde o percentual de colheita aumentou de 2% para 3% entre os dias 14 e 20 de maio. Em termos nacionais, apenas 0.3% das lavouras de algodão foram colhidas até o momento. As lavouras parecem estar em uma divisão entre os dois principais estádios de desenvolvimento, com 50.2% em maturação e 49.5% ainda em formação de maçãs. Estes dados sugerem que a colheita deve ocorrer de forma praticamente simultânea em todas as regiões produtoras.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)