CI

ALERTA no trigo: Momento é delicado

"O que ninguém mais dá atenção é para a transição de safra e a atenção que isso demanda"


Foto: Divulgação

Sobram motivos para se ter “cautela em relação aos preços das farinhas”, afirma a equipe de analistas da Consultoria TF Agroeconômica. “O momento é extremamente delicado. Informações de uma safra consideravelmente maior tem feito com que a pressão sobre os preços seja constante. Essa fase de início de colheita, ano após ano, é desgastante”, dizem eles. 

“O cliente comprador de farinha, ao entender que a safra se aproxima, entende que é inevitável a queda no custo da matéria-prima, o que, de certa forma, não é errado. Porém, o que ninguém mais dá atenção é para a transição de safra e a atenção que isso demanda”, acrescentam os especialistas. 

De acordo com eles, é preciso atenção no uso de trigo colhido recentemente, que pode sim prejudicar a qualidade das farinhas: “Moinhos que fazem um trabalho sério, voltado para a qualidade de seus produtos e pensando sempre na satisfação do cliente, se preparam para esse período com matéria-prima que atenda essa necessidade. Ocorre que muitas indústrias não dão a atenção devida a isso, pois o foco certamente não é o cliente, mas sim o volume de vendas, ao preço que for conveniente”. 

“É inevitável que os preços baixem, mas outra vez percebemos que esse movimento é acelerado e não planejado, tendo em vista que em algumas situações, já percebemos até algumas situações de retorno a preços um pouco superiores às ofertas feitas anteriormente, o que significa que tem gente que já está trabalhando com um custo de trigo que realmente não existe, tentando fazer volume de venda (não sei qual o objetivo de volume sem margem) e que, devido ao cenário atual, está se vendo na necessidade de dar um passo atrás”, explicam.

“Temos diversos fatores a serem analisados, como câmbio elevado, fatores externos como a situação Rússia X Ucrânia, clima nas lavouras do sul do Brasil, preços de exportação. Enfim, sobram motivos para termos cautela em relação aos preços de venda das farinhas”, conclui a TF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.