Alemanha vai investir 25,5 milhões de euros na Amazônia
O projeto quer expandir práticas produtivas sustentáveis na carne, soja e madeira
O Brasil e a Alemanha firmaram um acordo que prevê a doação de até 25,5 milhões de euros por parte do banco estatal alemão “Kreditanstalt für Wiederaufbau” (KfW) ao projeto “Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal na Amazônia Legal”. Em reais os recursos são de pouco mais de R$ 160 milhões.
O objetivo do projeto é o de expandir e fortalecer práticas produtivas sustentáveis nas cadeias da carne, soja e madeira em estados da Amazônia Legal. Em nota o governo brasileiro divulgou que o Ministério das Relações Exteriores tem coordenado profícua cooperação técnica e financeira entre Brasil e Alemanha, voltada ao desenvolvimento sustentável, com foco no fomento a projetos nas áreas de proteção ambiental e eficiência energética.
O Ministério da Agricultura, por sua vez, será o encarregado de executar o projeto em questão, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A iniciativa complementa outros projetos, inclusive de cooperação técnica, executados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Itamaraty, pelo Mapa e por outros órgãos do governo federal.
A Amazônia Legal é composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso, com um total de 772 municípios. São 5 milhões de quilômetros quadrados, ou 59% de todo o território nacional que pertencem à bacia Amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas.