Alemanha já substitui diesel por hidrogênio
Só na Alemanha, "entre 2.500 e 3.000 comboios a diesel poderiam ser substituídos"
A Alemanha está inaugurando uma linha ferroviária que funcionará totalmente com hidrogênio em vez de diesel. De acordo com o portal português Diário de Notícias, essa é uma novidade em termos globais e representa um avanço para descarbonizar o transporte ferroviário, apesar da dificuldade de acesso a essa nova tecnologia.
Nesse contexto, uma frota de 14 comboios, vendida pelo grupo francês Alstom para a região da Baixa Saxónia (norte), substituirá as atuais locomotivas a diesel para cobrir os 100 km da linha que liga as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehud. "Estamos muito orgulhosos de poder explorar comercialmente esta tecnologia, isso é algo inédito no mundo", declarou esta quarta-feira o presidente da Alstom, Henri Poupart-Lafarge.
Essa nova frota, de acordo com o portal, custou "93 milhões de euros" e, a partir disso, evitará gerar "4.400 toneladas de CO2 por ano", segundo a LNVG, que opera a rede a nível regional. Isso porque os comboios da Alstom combinam o hidrogénio armazenado a bordo com o oxigénio presente no ar, graças a uma célula de combustível, que produz a eletricidade necessária para garantir a tração do comboio.
Só na Alemanha, "entre 2.500 e 3.000 comboios a diesel poderiam ser substituídos por comboios a hidrogénio", declarou à AFP Stefan Schrank, chefe do projeto em Alstom. "Em 2035, entre 15 e 20% do mercado europeu de rotas regionais poderá funcionar com hidrogénio", afirma Alexandre Charpentier, especialista em ferrovias da consultoria Roland Berger, à AFP. Por outro lado, o hidrogénio não é necessariamente livre de carbono. Apenas o hidrogénio verde, feito a partir de energias renováveis, é considerado sustentável.