CI

Agro robô argentino busca revolucionar produção

Ele pode medir as características do solo


Na Argentina, nesta semana foi lançado o primeiro protótipo de um sistema robótico inteligente de pouco mais de 60 centímetros de comprimento, que com suas quatro rodas percorre um campo com o objetivo de fazer medições de umidade, temperatura, CO2, entre outras. Os criadores deste protótipo inovador são Martín Bueno e Eileen Ebene, cofundadores da empresa SmartCultiva, que se concentram na criação de sensores nos últimos 3 anos e estão liderando o setor de Internet das coisas (IoT). 

A maioria de seus produtos é exportada para países como Estados Unidos ou Emirados Árabes Unidos. "Começamos a trabalhar com o robô há um ano", disse Martín Bueno, um dos criadores do site Cienradios. "Tivemos a ideia de gerar um conceito de mobilidade e robótica para o campo, com um utilitário que permite que os produtores de médio porte tenham um certo grau de automação por meio de um sistema robótico móvel". 

Este sistema funciona com energia solar e é operado por GPS. Embora exista um controle que possa ser trabalhado via telefone celular, uma das grandes vantagens é que diferentes pontos de localização podem ser utilizados no campo em que o dispositivo opera para ir até lá e executar determinadas ações, como "medir a umidade do solo até 60 centímetros abaixo da terra, com um sistema interno. E o outro é microaspersão, pois pode transportar até 10 litros de um determinado líquido, como fertilizantes ou pesticidas ", acrescenta. 

"Este que lançamos na semana passada é um modelo intermediário. Existe um modelo que já está em produção, mede o dobro do tamanho e terá maior capacidade e autonomia", afirmou Bueno. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.