CI

Agricultura argentina em risco

Relatório revela o impacto devastador da seca



Foto: Pixabay

O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina divulgou um relatório nesta segunda-feira (20.03) revelando um aumento de mais de um milhão de hectares afetados pela seca em fevereiro.

De acordo com as informações divulgadas no relatório, há uma forte seca em 19 milhões de hectares, além disso há uma piora das condições nas áreas já afetadas. Estima-se que a seca tenha impacto significativo no gado, nas colheitas e na população.

As lavouras de milho, um dos principais cultivos da Argentina, enfrentam tempos difíceis devido às condições de seca e altas temperaturas das últimas semanas. Em províncias como Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé e La Pampa, o milho tardio está terminando sua floração e passando para o enchimento de grãos, enquanto o milho precoce está maduro. No entanto, em outras províncias, o milho precoce está finalizando a maturação e o milho tardio avança para os estádios de enchimento de grãos. O milho está enfrentando a gravidade da seca, afetando principalmente a cultura tardia do milho no estágio de floração.

Os cultivos de girassol, em Córdoba, La Pampa e Buenos Aires estão chegando ao final da fase de maturação, as demais províncias seguem com o avanço da colheita. Segundo o relatório, a colheita nacional chegou a 41%, com algumas províncias como Corrientes, Chaco, Santa Fé, Santiago del Estero e Entre Ríos.

Estado geral das lavouras de soja 2ª safra

A cultura da soja também enfrenta uma situação desafiadora, com a primeira safra em fase de enchimento de grãos em todas as províncias, sendo que em Córdoba algumas áreas já estão em maturação. A segunda safra, por outro lado, está entre as fases de floração e enchimento de grãos em todas as províncias. A cultura da soja é a mais afetada pela estiagem e altas temperaturas, principalmente a segunda safra.

Neste relatório do INTA é possível avaliar a situação complicada enfrentada pela indústria agrícola da Argentina devido à forte seca, com uma parcela significativa das lavouras do país afetadas.

Material elaborado pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.