CI

Agricultores familiares da amazônia agora têm crédito

O projeto "Destravando Crédito para a Bioeconomia da Floresta" visa superar as dificuldades de acesso a crédito



Foto: Divulgação

O Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) em parceria com o Fundo JBS pela Amazônia viabilizou a liberação de crédito público para aproximadamente 500 agricultores familiares atuantes na bioeconomia da Amazônia. O projeto, realizado entre junho de 2021 e março de 2023, firmou contratos com o Banco da Amazônia (Basa) através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), totalizando cerca de R$3 milhões. O objetivo principal foi promover o desenvolvimento de associações e cooperativas na região amazônica.

“É importante levar crédito a famílias de ribeirinhos e agroextrativistas e povos tradicionais, fundamentais para a conservação da floresta. Muitas vezes, estas comunidades estão em situação de vulnerabilidade e precisam de um apoio. O crédito, aliado à educação financeira, ajuda as famílias a aumentar a área manejada, a comprar equipamentos e melhorar a produção de modo sustentável, o que impacta no incremento de renda familiar de até 40%”, afirma Fernando Moretti, coordenador da Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental do Instituto Conexsus.

O projeto "Destravando Crédito para a Bioeconomia da Floresta" visa superar as dificuldades de acesso a crédito enfrentadas pelos agricultores familiares na Amazônia. Apenas uma pequena porcentagem dos recursos do Pronaf é atualmente direcionada para apoiar a bioeconomia florestal. Por meio de 500 contratos de crédito rural do Pronaf Grupo "B" firmados com o Banco da Amazônia (Basa), pequenos produtores da região da Transamazônica e da Ilha do Marajó, no Pará, receberam apoio financeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.