CI

AGCO dispensa mais 139 funcionários em Santa Rosa/RS

Indústria estaria planejando suspender a produção em abril e maio



A AGCO demitiu mais 139 funcionários da fábrica de Santa Rosa. A dispensa foi anunciada na sexta-feira e contraria novamente declarações da própria empresa que, há duas semanas, negou novos cortes em reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos. A crise internacional já levou à demissão de 294 pessoas na planta de colheitadeiras. Segundo presidente da entidade classista, João dos Santos, o sindicato foi chamado para debater o desligamento de 300 empregados. "Conversamos com a direção da empresa para negociar uma diminuição, e o número fechou em 139". Santos explicou que os funcionários dispensados receberão plano de saúde por mais cinco meses. Ainda revelou que a direção da fábrica informou que a previsão é de que, nos meses de abril e maio, a unidade paralise a produção. "Um mês seria de férias, e o outro iriam negociar com o sindicato. Continuaremos com as tratativas para evitar mais demissões, nem que a saída seja reduzir a jornada de trabalho", apontou.
 
Em nota, a direção da AGCO confirmou a dispensa e atribuiu a decisão aos impactos da situação macroeconômica. Mas não se manifestou sobre a paralisação. Na manhã de terça-feira, representantes do sindicato de Santa Rosa estarão em Porto Alegre em reunião com a Federação dos Metalúrgicos do RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.