Afinal, tomate é fruto, fruta ou hortaliça?
A explicação científica é que são considerados fruta, apenas as culturas doces
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/fbb73b644ff6473e89a76de25a9e3f57_858x483.jpg)
Por Mônica Vieira com revisão de Aline Merladete
O tomate é, com certeza, uma das hortaliças mais consumidas no mundo!
O Brasil ocupa a décima posição entre os países que mais produzem tomate, sendo o estado de Goiás o maior produtor. De acordo com o primeiro levantamento do ano do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a estimativa é que o mercado movimente R$ 6,6 bilhões, contra 4,6 bilhões apurado no ano passado, um crescimento de pelo menos 45% agora em 2023 em relação a safra anterior.
No mundo existem mais de 400 tipos de tomates de cores, sabores e formatos diferentes. Um deleite para os apreciadores, que não são poucos.
Não resta dúvida que todo mundo conhece o sabor, mas existe uma confusão sobre o tomate.
Afinal é fruta ou hortaliça?
Fomos buscar na ciência a a resposta para essa dúvida tão comum.
Em primeiro lugar botânicos e agrônomos explicam que as diferenças não são definidas por uma questão de escolha da forma de consumir. A explicação é um pouco mais científica.
Uma grande parte das plantas cresce a partir de sementes, quando se desenvolvem no que chamamos de "ovário da planta", mais tarde se transformam em fruto, que seguindo o ciclo natural geram sementes. Forma de desenvolvimento que estão incluídos limões, maçãs, melancias entre tantas outras frutas conhecidas e, o tomate.
Portanto tecnicamente, tudo o que tem semente é um fruto.
Mas as dúvidas não acabam aí. Com a explicação surge uma outra dúvida: fruto ou fruta?
Para esclarecer precisamos entender as definições:
Fruto: é uma nomenclatura usada na botânica, ciência que estuda e classifica os vegetais, para definir estruturas que são desenvolvidas a partir do ovário das plantas.
Enquanto fruta faz referência aos frutos doces e comestíveis, sendo que o tomate não é considerado doce, portanto é classificado como fruto.