Adubação de tomates com borra de café e casca de ovo
Outra forma de adubação orgânica é usar ervas daninhas em volta do tomateiro

Uma das maneiras é usar casca de ovo triturada que é rica em cálcio, um macronutriente importante para o crescimento das plantas.
Para adubar tomates com casca de ovo, você pode preparar a casca para adubação. Primeiro, limpe bem as cascas lavando bem para retirar os resíduos e deixe secar. Depois leve ao forno por 15 minutos e triture no liquidificador quando esfriar.
O ideal é colocar as cascas de ovo na terra, misturado ao adubo químico de plantio, antes de plantar, com uma certa antecedência; pelo menos quinze dias antes.
Outra forma de aplicação é abrir uma “vala rasa” em volta do pé de tomate, colocar um punhado do pó de casca de ovo, cobrir novamente com terra e regar.
Aplique esse fertilizante a cada 15 dias em volta de todo tomateiro.
A presença de cálcio contribui também para o crescimento das raízes, ajuda na absorção de molibdênio e outros micronutrientes. Além disso, a adubação com casca de ovo melhora consideravelmente a germinação do pólen e tem uma influência direta na qualidade do tomate que será colhido.
Outra forma caseira de adubar os tomates plantados no quintal é usar borra de café que pode ser misturada com água.
Além disso, tem ainda uma forma orgânica de adubar o plantio, pouco conhecida, adubo caseiro com ervas daninhas. Isso mesmo! coloque as ervas daninhas por cima do pano, até que cubram toda a superfície, fazendo uma pequena camada; coloque água o suficiente apenas para cobrir as plantas; deixe por 10 dias, mexendo uma vez ao dia e repondo a água que evaporar; aplique as plantas fermentadas diretamente na terra, uma vez por semana.