A Burcon NutraScience anunciou o fechamento de um acordo de licenciamento e desenvolvimento com a Archer Daniels Midland (ADM) para comercializar os ingredientes de proteína de canola da Burcon, incluindo a Puratein e a Supertein. A acordo de licenciamento e desenvolvimento entre a ADM e a Burcon delineia o processo pelo qual as duas partes vão executar o desenvolvimento final da tecnologia para produzir as proteínas isoladas de canola Puratein e Supertein, assim como variedades especiais dos produtos e dos produtos derivados.
O acordo prevê que a ADM irá desenvolver aplicações para os produtos, obter aprovações regulamentares, construir uma ou mais instalações de plena produção e ter o direito exclusivo de produzir, promover, comercializar e vender os produtos no mundo inteiro. "Esse acordo casa o potencial da ADM no desenvolvimento, produção, vendas e marketing de ingredientes alimentícios especiais com a tecnologia original de extração de proteína", disse Johann F. Tergesen, presidente e principal executivo corporativo das Burcon. "Nosso objetivo será traçar um caminho durante o processo de desenvolvimento final para assegurar que nossos produtos chegarão rapidamente ao mercado".
A canola, reconhecida por suas qualidades nutritivas, é a segunda maior safra de semente oleaginosa do mundo depois da soja. A ADM é uma das maiores processadoras do mundo de canola e a Burcon desenvolveu um processo para extrair e depurar proteínas valiosas do farelo de canola. O farelo de canola e o óleo de canola são subprodutos do processo de esmagamento da canola. Os ingredientes protéicos são utilizados em uma ampla variedade de alimentos, cosméticos e outras aplicações industriais e comerciais.
O setor de produção de ingredientes protéicos experimenta atualmente rápido crescimento, com as proteínas de plantas desfrutando, em particular, de alta demanda como resultado de avanços científicos e da mudança na percepção da segurança dos produtos alimentícios derivados de animais. As estimativas do mercado global para ingredientes protéicos ultrapassam atualmente a cifra de US$ 10 bilhões.
A Archer Daniels Midland é líder mundial no processamento agrícola e uma das maiores processadoras de soja, milho, trigo e cacau. É líder também em óleo e farelo de soja, etanol, adoçantes e farinha de milho. Além disso, a ADM está construindo uma posição em produtos de valor agregado como os ingredientes alimentícios especiais, bioprodutos e nutraceuticos (como esteróides e vitamina E). Sediada em Decatur, Illinois, a ADM emprega mais de 26 mil pessoas, possui mais de 270 instalações de processamento.