CI

Acordo promove uso de milho branco não transgênico no México

A nação está em meio a uma disputa comercial com os Estados Unidos



Foto: Divulgação

O presidente do México disse que assinará um acordo com fabricantes de tortilhas que garante que apenas milho branco não geneticamente modificado (GM) seja usado para fazer o alimento básico do país e estabelece novas tarifas sobre as importações do grão, informou a Reuters. O presidente Andrés Manuel Lopez Obrador disse que as tarifas promoverão mais compras domésticas e elogiou a garantia do acordo de que apenas variedades de milho branco e não transgênico seriam usadas nas tortilhas.

Ele se opôs a vestígios de milho transgênico que apareceram em importações relativamente pequenas de milho branco da África do Sul, informou a Reuters . Lopez Obrador disse aos repórteres que eles têm provas dos vestígios do GM. O México é auto-suficiente em milho branco, mas importa uma grande quantidade de milho amarelo para uso na alimentação animal.

A nação está em meio a uma disputa comercial com os Estados Unidos sobre um decreto presidencial para limitar o uso de milho transgênico, principalmente para consumo humano. Os Estados Unidos e o Canadá solicitaram consultas de solução de controvérsias com o México sob o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), dizendo que o decreto não é baseado na ciência e prejudicaria as exportações dos EUA para o México.

O México importa cerca de 17 milhões de toneladas de milho dos Estados Unidos, a maior parte do qual é milho amarelo. Cerca de 5% desse total dos Estados Unidos é milho branco. Se o desacordo não for resolvido dentro de 75 dias a partir da solicitação de 2 de junho, o próximo passo é um painel de disputa completo, onde os árbitros de cada lado decidirão o resultado final.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.