Ações de gigante das máquinas estão subindo bastante
Nos últimos dois dias, o dólar tem reagido a uma revisão nas expectativas
As ações da SLC Agrícola (SLCE3) registraram um notável avanço de cerca de 3,37% por volta das 16h, destacando-se como a maior alta entre os ativos listados na B3. Essa performance positiva segue uma tendência recente, com a empresa sendo a única a apresentar ganhos na bolsa brasileira no dia anterior (1,97%) e também registrando um aumento de 0,45% na segunda-feira.
De acordo com Luis Novaes, da Terra Investimentos, esse crescimento nas ações da SLC Agrícola pode estar vinculado a uma mudança de perspectiva no exterior e seu impacto sobre o dólar. Nos últimos dois dias, o dólar tem reagido a uma revisão nas expectativas em relação às taxas de juros internacionais, prevendo que permanecerão elevadas por mais tempo do que inicialmente precificado pelo mercado.
Dada a orientação voltada para exportação da SLC Agrícola, a dinâmica das suas ações está suscetível às flutuações do dólar. Nesse cenário, um aumento na moeda norte-americana não apenas se torna um fator de influência, mas sugere que as ações da empresa podem colher benefícios positivos. A sensibilidade da SLC Agrícola aos movimentos do dólar destaca a importância de considerar fatores cambiais ao analisar o desempenho e as perspectivas da empresa no mercado financeiro.
Além disso, no último dia 12, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório de oferta e demanda de grãos para as principais commodities agrícolas. Os indicadores globais de estoque/utilização (StU) de soja, milho, trigo e algodão projetados para 2023/24 apresentaram aumento em relação ao relatório do mês anterior.