Ácaro rajado no tomate pode estar com os dias contados
a resistência a acaricidas é uma preocupação crescente para os produtores de tomate
O ácaro rajado tem resistência conhecida a mais de 95 ingredientes ativos. A produção de tomate em estufa, por exemplo, enfrenta grandes problemas com a doença, já que as pragas de insetos e ácaros reduzem o rendimento da cultura do tomate.
Os pesticidas químicos têm sido o esteio das práticas de manejo de pragas, o ácaro rajado (TSSM) Tetranychus urticae, está no topo da lista de pragas globais resistentes a pesticidas, especificamente acaricidas, produtos químicos desenvolvidos para controlar os ácaros.
Pesquisadores da Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC) estudaram populações de TSSM em estufas com o objetivo de confirmar a presença de resistência ou suscetibilidade reduzida dos ácaros.
Com isso, os resultados das pesquisas podem fornecer ao produtor e à indústria informações para desenvolver uma estratégia de manejo da resistência para a próxima safra.
Em suma, a resistência a acaricidas é uma preocupação crescente para os produtores de tomate que dependem de tratamentos foliares com acaricidas para o controle de TSSM, avaliam os pesquisadores.
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.