CI

A VOZ DO MERCADO: nutrição de plantas é tema de debate

NUTRIÇÃO DE PLANTAS: ganhos produtivos, econômicos e ambientais



Foto: Divulgação

O estudo da nutrição de plantas é muito importante para determinar quais são as substâncias essenciais para o ciclo de vida delas.  Ao contrário do que acontece com os animais, as plantas se alimentam por meio da produção própria, utilizando minerais, gás carbônico, luz e água para desenvolver seu próprio alimento. Pensando nisso, a edição de A Voz do Mercado desta segunda-feira (31.07) vai tratar sobre NUTRIÇÃO DE PLANTAS: ganhos produtivos, econômicos e ambientais. 

Para este debate, Ivan Wedekin e Suelen Farias receberão Anderson Galvão, diretor na Céleres Consultoria, Guustavo Branco,  vice-presidente da Abisolo e Roberto Levrero, presidente da Absisolo para discutir o tema. Então ative o lembrete aqui e acompanhe a live às 16h. O foco será abordar pontos importantes para o desenvolvimento das plantas, os benefícios para quem investe neste quesito, além de trazer tendências que se aliam às boas práticas ambientais e tecnológicas. 

As plantas, para completarem seu ciclo, precisam de 14 nutrientes que são considerados essenciais. Ou seja, se algum deles estiver em menor disponibilidade, a produtividade agrícola será limita por ele, mesmo que todos os demais sejam fornecidos em quantidades suficientes. Somado a este fato, estamos num país onde os solos, em grande maioria, possuem limitada quantidade destes nutrientes, que, após sucessivos cultivos, são exportados (retirados da lavoura). Portanto, o fornecimento destes nutrientes em quantidades adequadas permite aos produtores suprirem essa demanda e obterem melhores resultados.  É importante que o produtor conheça exatamente quais as limitações de fertilidade que ele possui em sua área.

Para isso, fazer análise de solo é um primeiro ponto, onde poderá indicar os maiores desafios a serem superados no quesito fertilidade de solo e nutrição de plantas. Conhecendo estas limitações, o próximo passo é buscar por tecnologias que irão auxiliar efetivamente na correção/manutenção da fertilidade do solo. 

MAIS: 

Roberto Levrero, presidente da  Clorialdo Roberto Levrero, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo). Formado em técnico Agrícola pelo Instituto Agronômico de Campinas e em técnico em Ciências Contábeis pela Escola Técnica de Comércio, Levrero também é o sócio-proprietário da Itale Fertilizantes.

Gustavo Branco, vice-presidente da Abisolo. Com 30 anos de experiência no desenvolvimento, implantação e gestão de empresas nacionais e multinacionais, Branco está focado, desde 2008, em nutrição vegetal. Ele é formado
em Engenharia Aeronáutica e possui MBA em marketing. Atualmente, divide a função de vice-presidente da Abisolo com a de CEO na Haifa América do Sul.

Anderson Galvão, diretor na Céleres Consultoria, empresa que elabora análises e estratégias para auxiliar no processo de planejamento e tomada de decisão de seus clientes. O consultor trabalha na área de análise do setor agrícola desde 1996. Além disso, Galvão é membro do Conselho de Informação em Biotecnologia e membro do conselho do ISAAA International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications, trabalhando na área de biotecnologia.

O talk show é realizado ao vivo no canal do Agrolink no YouTube.

A Voz do Mercado tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO) e da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.