CI

A UE busca medidas para reduzir o impacto agrícola

"Além de mitigar as mudanças climáticas, o acúmulo de carbono no solo melhora a estrutura e a qualidade"


Os Ministros da Agricultura da União Européia (UE) discutiram na terça-feira um conjunto de medidas para tentar mitigar os efeitos nocivos de fazendas e gado no meio ambiente através de ações como o sequestro de carbono. Em uma reunião informal em Helsinque, os ministros deixaram claro que os produtores devem desempenhar um papel mais relevante na luta contra as mudanças climáticas, disse a manchete finlandesa Jari Leppä, cujo país preside a UE, no final da conferência de imprensa. este semestre. 

"Além de mitigar as mudanças climáticas, o acúmulo de carbono no solo melhora a estrutura e a qualidade do solo, o que ajuda a agricultura a se adaptar às mudanças climáticas. O solo em boas condições também é mais produtivo e oferece benefícios. econômico para os agricultores ", afirmou a manchete finlandesa. 

O ministro interino da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, explicou à Efe que o debate dos ministros faz parte da preparação da Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2021-2027. Segundo o ministro, a Espanha não tem tanto problema com as emissões de CO2 do setor agrícola quanto outros países, pois, no conjunto, representam aproximadamente 11% do total de emissões”, completa. 

Planas esclareceu que "isso não significa que não precisamos fazer grandes esforços" e explicou que o Plano Nacional de Energia e Clima que a Espanha enviou a Bruxelas inclui alguns elementos que também são considerados incorporados ao plano estratégico nacional, no Quadro da PAC para o próximo período. 

Como exemplo, ele indicou que a Espanha espera que na política futura "haja pelo menos 40% do orçamento que tenha um impacto direto ou indireto nos objetivos da luta contra as mudanças climáticas e a manutenção do meio ambiente". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.