CI

A diversidade de nossos alimentos

Desde a modernização da agricultura, nosso foco mudou para apenas algumas variedades que apresentam  altos rendimentos, resistentes a pragas e doenças, com boa aparência comercial, uniformes e com estabilidade de produção



Foto: Divulgação

Você sabia que as cenouras como hoje a conhecemos parece pouco com a que nossos antepassados comiam? As cenouras se originaram na região em que hoje é o Irã e o Afeganistão. Elas contêm cerca de 30.000 genes (mais do que humanos), dos quais dois contribuem para um acúmulo de carotenóides, como alfa e betacaroteno, que conferem sua cor. Os cientistas acreditam que os primeiros agricultores cultivaram cenouras coloridas despretensiosamente  e, em seguida, continuaram a prática com o propósito de diferenciá-las das silvestres. As cenouras eram roxas antes do século XVII, mas naquela época os produtores holandeses selecionaram cenouras alaranjadas como uma homenagem a Guilherme de Orange - que liderou a luta pela independência holandesa - e a cor ficou. Mil anos de história da cenoura roxa, amarela e branca hoje é desconhecida de muitos.

Seja olhando a diversidade dos tomates, abóboras, milho ou das pimentas, elas oferecem um raro vislumbre dos tipos que muitas vezes não estão disponíveis no supermercado. 

Desde a modernização da agricultura, nosso foco mudou para apenas algumas variedades que apresentam  altos rendimentos, resistentes a pragas e doenças, com boa aparência comercial, uniformes e com estabilidade de produção. Essa mudança levou a substituição das variedades antigas, denominadas de crioulas, de muitas espécies. Quando quando um tipo não é cultivado ativamente, muitas vezes ele corre o risco de desaparecer, e para evitar isso, tais tipos vem sendo preservados por organizações públicas de conservação da biodiversidade, como os bancos de germoplasma. Sem eles, perderíamos a diversidade genética das espécies.

As fotos abaixo ilustram a biodiversidade de algumas espécies que estão diariamente na nossa dieta.

Quer saber mais sobre nossas espécies alimentares? Se inscreva e veja os vídeos do Canal Agricultura A a Z.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.