CI

A biodiversidade das savanas de Roraima em debate



O mapa das pesquisas básicas e aplicadas desenvolvidas nos ecossistemas de savanas, no estado de Roraima, será traçado no dia 02 de outubro, durante o I Ciclo de Palestras, que acontecerá no auditório da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista. O evento, que é aberto a todos os segmentos da sociedade e sem taxa de inscrição, tem como tema Etno-Ecologia, Biodiversidade e Realidades Agrossilvipastoris das Savanas de Roraima.

Com o objetivo de gerar parcerias institucionais e de montar um diagnóstico das atividades de pesquisa, o cliclo de palestras vai reunir pesquisadores tarimbados da Embrapa Roraima, UFRR, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA e do Museu Integrado de Roraima-MIRR.

O evento, promovido pela Embrapa, INPA, Governo do Estado e com o apoio da Universidade Federal de Roraima, será dividido em três segmentos:

Primeiro – Ás 8:30 horas, Etnias Indígena das savanas de Roraima: processo historio de ocupação e manutenção ambiental – Jorge Manoel Costa e Souza, do MIRR; às 9 horas, Terras Indígenas e etnoconservação em Roraima: uma abordagem etnoecológica –Vicenzo Lauriola, do INPA; às 9:30 horas, Fitofisionomias e diversidade vegetal das savanas de Roraima – Reinaldo Imbrozio Barbosa, do INPA; às 10 horas, Caracterização e distribuição dos solos das savanas de Roraima – José Frutuoso do Valle Júnior, da UFRR; e às 10:45 horas, Sensoriamento remoto e geoprocessamento no estudo das savanas de Roraima – Haron Xaud, da Embrapa.

Com o sub-tema Fauna Regional, a sequência de palestras ainda pela manhã é a seguinte: Ictiofauna das savanas de Roraima – estado atual do conhecimento e perspectivas futuras, com Sylvio Romério Briglia, do MIRR; Hepertofauna de Roraima- ênfase nas áreas abertas (lavrado), com Sebastião Pereira do Nascimento, do CTA/INPA-GERR; e Entomofauna de Roraima – Sílvio José Reis da Silva, do MIRR.

Segundo – As palestras programadas na segunda parte serão feitas por pesquisadores da Embrapa Roraima. Ás 14 horas, O cultivo de arroz irrigado – Antônio Carfflos Centeno Cordeiro; às 14:30 horas, Agricultura familiar nos lavrados de Roraima – José Oscar Lustosa Júnior; às 15 horas, O cultivo da soja – Daniel Gianluppi; às 15:45 horas, Animais domésticos nas savanas – Ramayana Menezes Braga; e às 16:15 horas, Asilvicultura regional – Marcelo Francia Arco-Verde.

O terceiro e último segmento do evento vai começar às 16:45 horas, com um espaço aberto aos pesquisadores para exposição de idéias e parcerias. Logo depois as lideranças institucionais do INPA, Embrapa, Fundação Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e da UFRR terão uma reunião para troca de idéias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.