424 mil toneladas de trigo já foram negociadas
O objetivo central dos leilões é estimular a cadeia produtiva nacional do trigo, alinhando-se à Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM)
Em leilões recentes, a Conab negociou 424 mil toneladas de trigo. A iniciativa faz parte dos esforços do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para apoiar a comercialização e o escoamento do trigo, contribuindo para a estabilização do mercado e garantindo renda aos produtores rurais.
No leilão realizado nesta terça-feira (14), que envolveu o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), foram negociadas 64.505 toneladas. Essas ações, respaldadas pela Portaria Interministerial n.º 12/2023, datada de 5 de outubro de 2023, contam com um volume de recursos de até R$ 400 milhões, destinados ao escoamento do trigo da safra 2023/2024 para fora dos estados de origem da produção.
O objetivo central dos leilões é estimular a cadeia produtiva nacional do trigo, alinhando-se à Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM). Ao garantir uma renda estável aos produtores rurais, a Conab, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, reforça seu compromisso com o dinamismo do setor agrícola e a segurança alimentar no país.