CI

287 mil hectares de arroz já foram semeados no RS

31,83% da área total estimada já foi semeada



Foto: Nadia Borges

A safra de arroz 2023/2024 no Rio Grande do Sul enfrentou atrasos significativos na fase de semeadura, devido às condições climáticas desafiadoras, principalmente no mês de setembro. O Instituto Rio Grandense do arroz (Irga) realizou o primeiro levantamento, revelando que 31,83% da área total estimada já foi semeada. Esses dados foram coletados pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Irga, em colaboração com as equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia.

O atraso na semeadura se deve, principalmente, às chuvas registradas em setembro, que inviabilizaram as operações de plantio em grande parte das lavouras. Na Planície Costeira Externa, as primeiras lavouras de pré-germinado foram plantadas na segunda quinzena de agosto, mas setembro trouxe dificuldades, impedindo o progresso da semeadura, inclusive para o pré-germinado. Somente em outubro, algumas áreas puderam ser semeadas em cultivos em linha, embora com janelas limitadas para o plantio. Nas áreas próximas à Lagoa dos Patos, onde as águas continuam altas, os produtores ainda aguardam uma oportunidade para retomar o plantio.

Na Planície Costeira Interna, aproximadamente 40% das lavouras são de pré-germinado, com uma parcela significativa em desenvolvimento vegetativo.

Na Zona Sul do estado, as operações começaram no final de agosto, mas a maioria dos produtores só conseguiu iniciar a semeadura na última semana de setembro, devido às chuvas intensas no mês. Muitos produtores se preparam antecipadamente, intensificando a drenagem nas áreas a serem semeadas.

A região da Campanha iniciou a semeadura nos primeiros dias de outubro, com progressos significativos na última semana, especialmente em municípios como Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento.

Na Fronteira Oeste, a semeadura teve início em agosto, mas em uma área limitada. Em setembro, houve um avanço de apenas 2,5%. No entanto, nos últimos 15 dias, os produtores conseguiram ingressar nas lavouras para dar continuidade à semeadura da safra 2023/2024.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.