15 diferentes espécies de abelhas sem ferrão na Expointer
Femers reuniu 20 expositores para esta edição e terá a realização de debate sobre futuro da meliponicultura
As abelhas sem ferrão marcarão presença na 46ª Expointer, no parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Mansas, nativas e importantes polinizadoras, elas estarão reunidas no espaço da Federação das Associações de Meliponicultores do Estado do Rio Grande do Sul (Femers). Ao todo, serão 20 expositores, com meliprodutos e 15 espécies de abelhas nativas sem ferrão.
Conforme o presidente da entidade, Nelson Agnes, a Femers novamente está dando oportunidades para que os criadores de abelhas sem ferrão possam fazer a exposição de diversas espécies. “E é a oportunidade para o público conhecer as abelhas brasileiras, mansas que apesar de fazerem deliciosos méis, excelente própolis, e também tem uma grande participação em diferentes produções agrícolas”, destaca.
Durante toda a Expointer, além da venda de enxames, de produtos relacionados à meliponicultura como meliprodutos, confecção de caixas e demais materiais, três viveiristas vão expor plantas melitófilas, ou seja, que servem de alimento para as abelhas e frutíferas. Haverá venda e distribuição de mudas.
Além disso, na quarta-feira, dia 30, no auditório da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), haverá uma reunião com autoridades para debaterem o futuro da meliponicultura. O encontro está marcado para às 10h e contará com a presença do zootecnista da Embrapa, pesquisador da área de meliponicultura, Ricardo Camargo. O evento é uma realização da Femers, com apoio da Associação Brasileira de Entidades da Meliponicultura (ABREMel) e da Morada das Abelhas.