10 defensivos mais vendidos: Confira
Aumento na produção e vendas dos semioquímicos
Relatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) revela quais foram os 10 ingredientes ativos mais vendidos em 2022. De acordo com os dados analisados, as moléculas mais comercializados, em toneladas, foram: Glifosato e seus sais; 2,4-D; Atrazina, Mancozebe; Acefato; Clorotalonil, Dibrometo de Diquat, Glufosinato – Sal de Amônio, Clorpirifós e Metomil.
Em 2022, um total de 232 empresas titulares de registro de produtos agrotóxicos enviaram ao Ibama relatórios autodeclaratórios de Produção, Importação, Comercialização e Exportação de agrotóxicos por produto registrado. Foram recebidos 4.025 relatórios de produtos formulados (PF) e 2.241 relatórios de produtos técnicos (PT), totalizando 6.266 relatórios anuais.
Para os produtos classificados como “Químicos e Bioquímicos”, as vendas foram de 800.652 toneladas de ingredientes ativos (i.a.), o que representa um aumento de aproximadamente 11% em relação ao ano anterior (2021), cujas vendas foram de 720.870 toneladas.
Clique aqui e acesse AGROLINKFITO
Quanto aos dados relativos às vendas internas, do total de 3.749 Produtos Formulados registrados, apenas 2.211 (58,97%) declararam dados de comercialização, enquanto 1.538 (41,03%) produtos não foram movimentados, possuindo zero produção, importação, exportação - o que indica que nem todos os produtos registrados são, de fato, comercializados.
Os dados recebidos dos titulares de registro mostram um aumento na produção e vendas dos produtos categorizados como Semioquímicos, Microbiológicos ou Agentes Biológicos de Controle, considerados como de baixa periculosidade ambiental.
As vendas internas dos Semioquímicos corresponderam a 23.81 toneladas de ingredientes ativos; a produção interna, por sua vez, foi de 25.36 toneladas, representando um aumento de três vezes em relação ao valor apurado no ano de 2021: 7.70 toneladas. Para os produtos Microbiológicos, as vendas foram de 3.860 toneladas de ingredientes ativos, um aumento de quase três vezes em relação ao ano anterior.
Em relação aos Agentes Biológicos de Controle, a metodologia de divulgação, devido suas características específicas, ainda está em desenvolvimento.