CI

Rússia proíbe frango com cloro

Rússia está atualizando a legislação fitossanitária para seguir níveis adotados internacionalmente



A Rússia vai proibir, a partir de 1 de janeiro de 2010, a importação de aves com presença de cloro. A medida foi confirmada, na quarta-feira, pelo médico-chefe de questões sanitárias da Rússia, Gennady Onishchenko. Ele esclareceu que a restrição não envolve frangos criados na União Europeia (UE), que baniu a desinfecção com cloro.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, a Rússia está atualizando a legislação fitossanitária para seguir níveis adotados internacionalmente. "O Brasil não terá problemas porque o cloro usado não deixa resíduos, conforme orientações da OMS." Para ele, o impasse será com os EUA, que usam níveis de cloro não tolerados na UE. Em 2009, os norte-americanos enviaram mais de 500 mil toneladas para a Rússia. Segundo o diretor da Abef Ricardo Santin, isso abrirá espaço para o Brasil. "Os americanos não vendem para a UE e o Brasil, só em 2009, enviou mais de 500 mil t."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.