CI

'Celeiro da China' se prepara para mais chuvas que danificam o trigo

Espera-se que a maior província produtora de trigo da China seja atingida por mais chuvas nos próximos dias



Foto: Canva

Espera-se que a maior província produtora de trigo da China, Henan, seja atingida por mais chuvas nos próximos dias, disseram meteorologistas estatais na quinta-feira, complicando os esforços para colher grãos já danificados pelo clima mais úmido do que o normal no final de maio. Conhecido como o celeiro da China, o sul de Henan foi atingido por chuvas acima do normal na última semana de maio, dias antes da colheita do trigo plantado no inverno passado. As chuvas fizeram com que alguns grãos brotassem ou fossem atingidos pela praga.

O trigo de inverno da China responde pela maior parte da produção anual do país. Chuvas médias a fortes podem ser esperadas no sul de Henan no sábado, disseram os meteorologistas nacionais na quinta-feira.

A maioria das outras importantes províncias produtoras de trigo do país, incluindo as partes central e sul de Henan, Anhui, Hebei, Jiangsu e o sul de Shaanxi, também foram inundadas pelas chuvas recentes, disse Ma Wenfeng, analista sênior da Beijing Orient Agribusiness Consultancy. "A área afetada é relativamente grande. Isso cobre basicamente as áreas produtoras de trigo no centro e no sul da China", disse Ma. O maior produtor mundial do grão esperava uma safra abundante este ano de 137 milhões de toneladas.

Cerca de 30 milhões de toneladas serão impactadas pela chuva, estima Ma, com entre 10 milhões e 20 milhões de toneladas provavelmente brotando, o que significa que é imprópria para consumo humano.

O Ministério da Agricultura instou esta semana as autoridades locais a enviar equipes de emergência para drenar a água dos campos, acelerar o acesso das colheitadeiras e mobilizar máquinas de secagem para economizar o máximo possível da colheita.

Na quarta-feira, o departamento de agricultura da província de Anhui pediu aos agricultores: "Não esperem, acelerem a colheita!", pois buscava proteger a colheita de mais danos.

A China não é estranha a inundações e secas. Mas os padrões climáticos anormais ainda correm o risco de devastar as principais colheitas e espremer os suprimentos. O clima úmido recente foi o pior ocorrido durante o período de amadurecimento do trigo em 10 anos, disse o departamento agrícola da província de Henan à mídia estatal, afetando todas as 17 cidades da província, especialmente as cidades do sul de Zhumadian e Nanyang.

As chuvas torrenciais e inundações repentinas também causaram pelo menos três mortes na cidade de Lianghe, na província de Yunnan, e deslocaram milhares de pessoas na província de Sichuan nos últimos dias, informou a CCTV.

A chuva inundou grandes áreas da China nas últimas semanas, levando as autoridades meteorológicas a emitir um fluxo constante de alertas e alertas. A temporada de enchentes na China começou em 24 de março, oito dias antes do normal, informou a mídia estatal. "Até agora, a situação de controle de inundações este ano tem sido mais difícil do que nos anos anteriores", disse Shang Quanmin, funcionário do departamento de controle de inundações e secas do ministério, segundo o China Daily.

Fonte: Reuters com tradução Agrolink*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.