Monsanto, Sementes Agroceres e Dekalb levam novas tecnologias à maior feira agropecuária do RS
A Monsanto, Sementes Agroceres e Dekalb estarão presentes na Expodireto Cotrijal 2001, a maior feira agrodinâmica e de negócios do Rio Grande do Sul, que acontece de 20 a 23 de março, em Não-me-Toque. Direcionado exclusivamente ao produtor e pecuarista, o evento, que está em sua segunda edição e que no ano passado reuniu 41 mil pessoas, terá inúmeras demonstrações de experimentos e novidades tecnológicas, entre outros.
Dentre os destaques que serão apresentados estão o Sistema de Integração Agricultura e Pecuária da Monsanto, que vem atraindo cada vez mais a atenção dos pecuaristas gaúchos, e os híbridos de milho AG 9020 e AG 9090, da Sementes Agroceres, e DKB 215 e DKB 280, da Dekalb.
Recuperação de campos degradados
Para reverter o quadro de degradação em que se encontram muitas das pastagens de campos nativos no Sul do País, que apresentam baixa produção de matéria seca durante o inverno, espécies de baixa qualidade nutricional e inços de difícil controle, a Monsanto desenvolveu o Sistema de Rejuvenescimento de Pastagens, técnica de plantio direto que tem por objetivo proporcionar pastagens mais produtivas e rentáveis durante o ano todo.
"A chave para o sucesso do rejuvenescimento de pastagens é o controle da competição das plantas daninhas, o que pode ser obtido através de práticas de manejo combinadas de acordo com os objetivos a serem alcançados", explica Carlos Henrique Dalmazzo, engenheiro agrônomo da Monsanto. Segundo ele, entre as práticas estão o controle das invasoras com o herbicida Roundup WG. A aplicação de calcário e fertilizantes pode favorecer o desenvolvimento das espécies desejáveis (aveia, azevém e leguminosas). A semeadura direta ou a lanço destas espécies e o manejo do pastoreio, ou seja, de carga animal por hectare, também pode ser favorecido.
Plantio direto na introdução de pastos
O Sistema Plantio Direto, difundido inicialmente na agricultura, ultrapassou as fronteiras do cultivo de grãos para se fixar definitivamente como uma grande solução na introdução de pastagens. "O uso de Roundup WG é o fator-chave para o sucesso do plantio direto de pastagens, associado à correção e fertilização do solo e do plantio a lanço das forrageiras a serem introduzidas nas pastagens, mesmo em áreas com limitações de uso agrícola", informa Dalmazzo. De acordo com o engenheiro agrônomo, o plantio direto de pastagens com Roundup WG elimina a operação de preparo do solo para o plantio das pastagens, contribuindo para reduzir custos e conservar o solo – ao evitar a erosão, manter sua umidade e melhorar sua fertilidade. "Ele também favorece o manejo e controle das invasoras, faz com que o pecuarista ganhe tempo (oferecendo pastagem mais cedo e o ano inteiro), reduz a necessidade de máquinas (plantio a lanço de azevém e leguminosas), proporciona menor dano por pisoteio, melhor aproveitamento das áreas com restrições de mecanização por declividade e afloramento de rochas, menor custo de implantação de pastagem e maior produção de carne e leite por hectare", declara. "Dessa forma, com mais oferta de pasto, há mais peso vivo por hectare e redução no tempo de abate", completa.
Integração agricultura e pecuária
Os pecuaristas que já adotaram o Sistema de Rejuvenescimento de Pastagens ou desenvolvem uma lavoura em parte de sua propriedade já estão se beneficiando com a diversificação de atividades. Mas os benefícios podem ser ainda maiores com a utilização do Sistema Integração Agricultura e Pecuária. Isso porque as lavouras podem cobrir os custos da recuperação da fertilidade e da capacidade produtiva das pastagens degradadas, com vantagens e benefícios adicionais para a produção agrícola, para a atividade pecuária, para a terra e o pecuarista.
"Entre os benefícios do sistema estão a diversificação das atividades e, portanto, redução de riscos, diluição dos custos fixos (já que permite uma otimização das máquinas e mão-de-obra) e maior sustentabilidade da terra", explica Dalmazzo. De acordo com ele, várias culturas podem ser adotadas, mas a soja, milho, feijão e sorgo granífero são as mais comuns na região Sul, em rotação com as pastagens de inverno e verão.
Uma ótima opção para o pecuarista é o plantio do híbrido de sorgo AG 2501, da Sementes Agroceres, que, por produzir grande quantidade de massa seca, é ideal para o plantio direto. Ele tem grande produção de massa verde e forragem fresca, além de possuir alto valor nutritivo. Plantado até janeiro, o AG 2501 permite pastejos (3 a 4) até abril, dando condições para alto ganho dos animais. Após o final do pastejo do sorgo, tem-se a pastagem novo formado por baixo, beneficiada pelo residual do adubo utilizado no processo de renovação. O uso do AG 2501 proporciona alta lotação, liberando as áreas para outras culturas.
O sorgo tem baixo custo de produção. Por ser uma cultura rústica, é menos exigente em água, produzindo em regiões sujeitas a veranicos, o que é benéfico para os pecuaristas. Vai bem no plantio das águas, amplia o uso da terra e das máquinas e reduz o custo da comida do gado, viabilizando a produção de carne e leite em períodos críticos.
Novidades em híbridos
Sementes Agroceres
AG 9020 – O primeiro híbrido que alia superprecocidade com rápido dry down, isto é, atinge mais rápido o ponto de colheita quando comparado com outros da mesma categoria. Para garantir seu excelente resultado, tem superior tolerância a doenças foliares e sistema radicular agressivo. O agricultor tem a oportunidade de chegar antes ao mercado e administrar melhor sua propriedade.
AG 9090 – Híbrido que oferece altíssima performance produtiva, resultante de seu excelente arranque no frio e arquitetura de planta: folhas eretas, uniformidade de planta e espiga. Este conjunto de características resulta em um eficiente aproveitamento da energia solar, água e nutrientes.
Dekalb
DKB 215 – Alia sanidade com altíssimo potencial produtivo e arquitetura de planta diferenciada. Por isso é o híbrido mais plantado pelos líderes em tecnologia. Ele possui características agronômicas modernas: porte baixo, inserção de espiga baixa e uniforme, excelente qualidade de colmo, precocidade e grãos duros alaranjados. Seu plantio é recomendado nas melhores áreas da propriedade para que possa expressar todo seu potencial.
DKB 280 – Oferece um grande diferencial sobre os demais híbridos do mercado: máxima produtividade com altíssima tolerância a doenças foliares e de colmo que ocorrem na região Sul. Este diferencial, aliado ao excelente sistema radicular, garante maior estabilidade produtiva ao híbrido.
____________________________________________________________
Evento: Expodireto Cotrijal 2001
Data: 20 a 23 de março
Local: Campo Experimental da Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí (Cotrijal)
Endereço: RS 142, km 23
Município: Não-me-Toque (RS)