CI

Iapar realiza curso de atualização em sericicultura para técnicos

Embora a área de amoreira esteja caindo há 10 anos seguidos, a produtividade média vem subindo



O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), realiza de terça-feira (21-08) até a próxima sexta-feira, no Centro de Treinamento da instituição, um curso de atualização em sericicultura. O diretor técnico-científico do Iapar, Arnaldo Colozzi Filho, iniciou os trabalhos dando as boas vindas aos 40 participantes, entre extensionistas da Emater, técnicos da indústria da seda e da Seab e professores universitários. Eles vão debater toda cadeia produtiva do setor, desde o plantio e manejo da amoreira, passando pela criação do bicho-da-seda, até o processo industrial. De acordo com o pesquisador do Iapar, Ruy Yamaoka, a demanda pelo curso partiu das discussões internas da Câmara Técnica do Complexo Seda do Estado do Paraná, que percebeu a necessidade de uma maior padronização da produção. Segundo o pesquisador, “a assistência técnica precisa levar o mesmo conceito de produção para que haja mais uniformidade”.

O Paraná é o maior produtor de seda do Brasil, sendo responsável por 89 % das 8.617 toneladas de casulos verdes da safra 2006/2007. O Valor Bruto da Produção da sericicultura no estado na safra 2007/2007 foi superior a R$ 46 milhões, com um aumento de 3,35% no número de municípios participantes. Embora a área de amoreira esteja caindo há 10 anos seguidos, a produtividade média vem subindo. De 389 quilos/hectare/ano na safra 1997/1998, para 560 em 2006/2007. Para Yamaoka dois fatores foram preponderantes para o crescimento da produtividade paranaense: a adubação do solo e a utilização de novas variedades. “Hoje existe uma fórmula de cálculo de adubação, com base na análise de solo, que foi criada pelo pesquisador do IAPAR, Marcos Pavan. Com esse cálculo é possível saber exatamente o que a planta precisa para produzir bem, evitando gastos desnecessários”, afirma ele. As informações são da assessoria de imprensa da Iapar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.