CI

TradeCorp completa 10 anos de Brasil

Negócios no país representam 25% dos resultados da companhia, que mantém seu foco em inovação tecnológica e produtos personalizados



Negócios no país representam 25% dos resultados da companhia, que mantém seu foco em inovação tecnológica e produtos personalizados
 
Considerada uma empresa de inovação tecnológica, a TradeCorp completa 10 anos no Brasil, com cerca de 25% dos negócios da Tradecorp Internacional instalados no país. Com um início tímido, em 2002, quando tinha apenas um representante na região Nordeste, hoje a TradeCorp do Brasil possui uma rede de 150 distribuidores estrategicamente localizados nas principais regiões agrícolas. Possui ainda 23 regionais de Vendas e é a sede para os negócios da América Latina, que atualmente inclui Paraguai, Bolívia e Uruguai, com planos de expansão para outros países. O diretor geral da unidade brasileira, Mário Franchi, explica que o principal atrativo para a expansão da empresa foi a dimensão do mercado brasileiro do agronegócio, com todas as oportunidades para uma empresa com mais de 80 anos de experiência neste setor de atividade. E ainda o fato de também se falar o português, já que o Grupo, apesar de pertencer a uma família belga, tem sua matriz em Lisboa – Portugal.
 
Empresa do Grupo Sapec, a TradeCorp é líder no mercado de fertilizantes agrícolas e nutrição de alta performance e está presente nos principais mercados mundiais como Europa, África, Leste do Mediterrâneo e México. No Brasil, conta com um amplo portfólio de fertilizantes e nutrientes vegetais e uma equipe de colaboradores preparados para assessorar seus clientes em campo, buscando novas oportunidades e solucionando dificuldades de diversas culturas em diferentes regiões do país.
 
Uma empresa de inovação tecnológica é, por definição, uma companhia em cujo negócio, mais de 20% das soluções colocadas à disposição dos seus clientes, anualmente, têm menos de três anos no mercado. De acordo com o diretor comercial, Luiz Schmitt, no Brasil, este posicionamento é ainda mais inovador, pois a TradeCorp tem uma média anual de 40% de novos produtos em seu portfólio. “A origem europeia da companhia gera uma certa dificuldade em tropicalizar muitos dos produtos e soluções aos mercados da América Latina. O que nos motiva a buscar alternativas para atender às demandas e nos conduz a um patamar de inovação bastante elevado”, explica.
 
Segundo Franchi, algumas dificuldades iniciais aconteceram, como acontecem com todos os entrantes em novos mercados, mas a persistência do Grupo em cima dos seus valores de qualidade, de produtos, pessoas e serviços, juntamente com a inovação tecnológica que a TradeCorp conseguiu, levou a uma boa receptividade por parte do mercado, não só brasileiro, como em boa parte da América Latina.
 
A Tradecorp não se preocupa muito com a fatia de mercado que tem. “Nós temos os nossos próprios indicadores de produtividade e de presença em cada mercado e buscamos um bom retorno para os nossos acionistas, clientes e colaboradores”, explica Schmitt. Uma das conquistas que mais orgulha a empresa é a taxa de recompra de produtos, um dos mais importantes indicadores de desempenho nos negócios, que hoje são superiores a 90%, número bastante elevado. Para o diretor geral da companhia no Brasil, Franchi, apesar da trajetória bem sucedida, os desafios ainda são grandes e o primeiro deles é consolidar o Brasil como o maior mercado para o Grupo, por meio de um desenvolvimento sustentável. “Para isso teremos que nos consolidar como uma Companhia desenvolvedora e retentora de talentos, promover relações duradouras com todos os stackeholders e conseguir que, cada vez que um agricultor pense em Qualidade e Inovação Tecnológica e Fisiologia e Nutrição Vegetal pense Tradecorp”.

Para comemorar... Doar!
 
Com doação de parte de sua renda, a TradeCorp mantêm a Campanha Nacional de Vendas como canal importante de comprometimento com a sociedade
 
Como parte da comemoração do aniversário de 10 anos de fundação da TradeCorp no Brasil, ocorre neste mês a Campanha Nacional de Vendas, que leva o nome “Para comemorar...Doar!”. O objetivo é incrementar a ação social, ressaltando o comprometimento da empresa com outros assuntos, além de venda de fertilizantes especiais. Parte do faturamento com vendas de produtos do mês de setembro será destinado a 10 instituições que atendem a crianças, localizadas em diferentes regiões do país em que a TradeCorp está presente. Os nomes das instituições ainda não foram divulgados, mas a exemplo da primeira edição da campanha, foram contemplados o Instituto Boldrini e o Grupo Primavera, ambos em Campinas (SP), que continuam a receber as doações neste ano.
 
Lançada em 2010, a campanha faz parte do Projeto Vocações – Vocação Social que a empresa mantém. “Entendemos que é mais uma forma de colaborar com as instituições, divulgando seus trabalhos e envolvendo uma rede de clientes nossos. Assim incentivamos que ações deste tipo sejam realizadas por mais empresas”, comenta Delma Trovó, do departamento de Marketing da empresa.
 
Delma destaca como a iniciativa surgiu. “Procurando unir alguns temas importantes: ação social da Tradecorp, foco em crianças, crença no futuro e envolvimento dos canais de distribuição em projetos sociais, uma vez que eles colaboram sem ser onerados, basta que comprem nossos produtos no mês da campanha para que estejam ajudando”, explica.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.