CI

Inovação no setor de insumos agrícolas

Para enfrentar esse momento, a DigiFarmz sugere seis estratégias essenciais



 Entre suas inovações, está a plataforma DigiFarmz Linkage Entre suas inovações, está a plataforma DigiFarmz Linkage - Foto: Divulgação

O setor de insumos agrícolas no Brasil enfrenta desafios significativos, evidenciados por recentes pedidos de recuperação judicial de grandes distribuidoras. O aumento do endividamento e margens de lucro cada vez mais apertadas indicam um cenário delicado, mas especialistas ressaltam que isso não configura uma crise estrutural no agronegócio. O momento exige adaptação, inovação e maior eficiência para atender às novas demandas do mercado. Alexandre Chequim, CEO da DigiFarmz, aponta que o setor está em uma fase crítica de transição, onde revendas precisam buscar profissionalização e transformação para sobreviver e crescer.

A DigiFarmz, com atuação no Brasil, América Latina e Estados Unidos, oferece soluções digitais que aumentam a produtividade e rentabilidade no campo. Entre suas inovações, está a plataforma DigiFarmz Linkage, que fortalece o relacionamento entre distribuidor e cliente. A ferramenta utiliza mais de duas décadas de pesquisa, analisando mais de 50 parâmetros de manejo agrícola, além de dados em tempo real sobre genética e clima, ajudando as revendas a tomar decisões estratégicas e personalizadas para cada lavoura.

Para enfrentar esse momento, a DigiFarmz sugere seis estratégias essenciais: diversificar o portfólio de produtos e serviços; estabelecer parcerias estratégicas para fortalecer a competitividade; adotar uma gestão de estoques eficiente, baseada em dados; investir em comunicação digital e manter um relacionamento próximo com os clientes; oferecer flexibilidade nas condições de pagamento e acesso a crédito; e, finalmente, adotar uma gestão inovadora, com foco em pessoas, processos e ferramentas. Chequim destaca que a inovação é o caminho para a sustentabilidade, e quem não buscar uma operação mais ágil e adaptada às necessidades dos produtores corre o risco de ficar para trás.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.