Fosfertil em ritmo de expansão
Com o canteiro de obras instalado, a empresa impõe ritmo acelerado à expansão do seu complexo industrial em Uberaba
O Complexo Industrial da Fosfertil em Uberaba (MG) ganha novo impulso com o início das obras de expansão das plantas de ácido fosfórico, ácido sulfúrico, sistema de descarga de rocha fosfática, utilidades e unidades auxiliares. Trata-se de um investimento de R$ 462 milhões, que tem por objetivo ajudar a aumentar a oferta e reduzir a importação de fertilizantes fosfatados no Brasil.
O canteiro de obras está em fase final de instalação mas começaram em ritmo acelerado os trabalhos de fundações – estacas e blocos para a implantação da infraestrutura – e também os de superestrutura (prédios). A implantação da infraestrutura deverá acontecer antes da estação chuvosa, que começa em novembro, e será acompanhada por equipe da Fosfertil especialmente selecionada para este fim.
Com previsão de conclusão em 2011, as obras vão gerar cerca de mil empregos diretos durante a sua execução. Ao final, deverão ser criados 100 novos postos de trabalho para a operação e manutenção das novas unidades. Até o momento, mais de 200 pessoas já foram contratadas pelo Consórcio Fértil somente na obra, além de 130 profissionais que trabalham no detalhamento do projeto e aquisição de materiais e equipamentos, formado pelas empresas Camargo Correa, Norberto Odebrecht e Promon Engenharia especialmente para este projeto da Fosfertil.
As metas estabelecidas obedecem a um rígido cronograma. Já foram selecionadas e adquiridas as tecnologias de processos, estruturada a engenharia básica e o orçamento do empreendimento e a substituição de solo e compactação na área de implantação da nova unidade de ácido sulfúrico, além da aquisição dos equipamentos principais.
Ao selecionar o consórcio para empreendimento de tamanho porte, a Fosfertil considerou a capacidade técnica e financeira das empresas. O respeito aos critérios de qualidade, custo, prazo, segurança, saúde, cuidados ambientais, operabilidade e confiabilidade das novas unidades também foram avaliados.
Números positivos
Com o plano de expansão em curso em Uberaba (a anterior foi concluída em março de 2006), a oferta de ácido fosfórico da Fosfertil crescerá 27% (aumento de 230 mil toneladas/ano) e o de ácido sulfúrico atingirá mais 502 mil toneladas/ano. Outro indicador positivo são os 5,3 MW a mais na autogeração de energia elétrica no complexo, alimentando cerca de 60% do consumo adicional dos novos equipamentos.
Atenção especial no desenvolvimento do projeto foi dada às normas de segurança e meio ambiente, atendendo às melhores práticas do mercado.
A nova planta de ácido fosfórico produzirá 96% da produção das duas plantas originalmente instaladas no Complexo de Uberaba em 1977.
A unidade de ácido sulfúrico tem capacidade de produzir duas mil toneladas/dia, 67% superior ao produzido na unidade do Complexo Industrial de Piaçaguera (Cubatão-SP) e 35% da capacidade nominal do de Uberaba.
Para abastecer a nova unidade de ácido sulfúrico serão necessárias 165 mil toneladas de enxofre por ano, importado através do Terminal Marítimo da empresa, em Santos - SP.
As informações são de assessoria de imprensa.