Como reduzir perdas de nitrogênio por volatização da ureia?
A ureia é o adubo nitrogenado mais utilizado no Brasil
A ureia, devido a sua alta concentração de nitrogênio (45%), boa relação de custo-benefício e rápida absorção pelas plantas, é o fertilizante nitrogenado mais utilizado, sendo normalmente aplicado em gramíneas, pastagens, milho, trigo etc.
A ureia possui grânulos relativamente grandes, duros e pouco afetados pela umidade do ar. É um produto adequado para ser utilizado em misturas, porém, é importante observar que a quantidade de ureia misturada com adubos fosfatados não deve passar de 15% devido à algumas reações indesejadas que ocorrem acima desta concentração. Na reação no solo, quando aplicamos ureia, ocorre liberação de nitrato, dois hidrogênios e água. Porém, durante essa transformação no solo, ocorrem uma série de reações intermediárias que podem resultar em perdas de nitrogênio, principalmente na forma de amônia.
Por isso, o Portal Agrolink conversou com Nelson Horowitz, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em química e fertilidade do solo, para entender o tema, que tem sua devida importância na agricultura.
Veja abaixo a entrevista com Nelson Horowitz na íntegra