CI

Autoridades e produtores se reúnem em inauguração do Shopping Rural

Mais de 400 pessoas registraram esse momento histórico para a Coopercitrus, que mostra o fortalecimento e expansão de seus serviços



Mais de 400 pessoas registraram esse momento histórico para a Coopercitrus, que mostra o fortalecimento e expansão de seus serviços


A solenidade de inauguração do inovador Shopping Rural da Coopercitrus de Ribeirão Preto, reuniu no dia 02 de setembro, mais de 400 pessoas dentre diretores, autoridades, produtores rurais cooperados, fornecedores, imprensa e população em geral, na cidade de Ribeirão Preto, SP. Localizado em um novo prédio (Rua Caraguatatuba, nº 4000, Jardim Jóquei Clube), o complexo agora mais amplo e sofisticado, agrega os serviços de venda de insumos agrícolas e a Concessionária Valtra para usufruto dos cooperados, além de produtos para o consumo da população, como linha Pet Shop, Fitness, Jardinagem, Linha Automotiva, Selaria, Cutelaria, Ferramentas, Organizadores, Bricolagem, dentre outras seções.


O padre Angelino Venute, da Paróquia Maria Mãe do Povo e São Lázaro, de Ribeirão Preto, realizou a benção do local acompanhado pelo diretor presidente da Coopercitrus, Raul Huss de Almeida. Na sequência, o presidente ressaltou em seu discurso, a relevância de uma loja da Coopercitrus na mais importante região agrícola do país. “Esta inauguração marca um avanço significativo em nosso relacionamento com os cooperados, nesta que é a mais importante região agrícola do Brasil. Aqui reunimos em um só local tudo o que o cooperado necessita, a começar por um novo modelo de loja de insumos, que também inclui outros itens essenciais ao dia a dia dos produtores. O Shopping Rural valoriza o autoatendimento, dando mais liberdade ao cooperado para selecionar os produtos que lhe interessam. Aqui os cooperados encontrarão além dos tratores Valtra, peças de reposição, os melhores implementos do mercado brasileiro e uma completa oficina mecânica para máquinas e equipamentos agrícolas. Com os investimentos feitos aqui, demonstramos que a Coopercitrus é também um exemplo de modernidade no cenário do cooperativismo brasileiro”.

Logo, José Vicente da Silva, diretor de administração e negócios da Coopercitrus, relatou aos presentes que a Cooperativa a cada ano acumula um crescimento de 25%, tanto que na receita anterior faturou valor próximo a 1 bilhão e, os responsáveis por este sucesso da Coopercitrus são os seus associados, que confiam nos produtos comercializados por ela e nos serviços prestados.

Uma parceria sólida, que é cultivada há muitos anos, se dá no relacionamento da Coopercitrus com a Valtra do Brasil, a fábrica dos tratores Valtra. O diretor de vendas e pós vendas da Valtra do Brasil, Paulo Beraldi, falou sobre esta relação. “Recentemente completei 16 anos na Valtra do Brasil e quando lá entrei a Coopercitrus era uma das menores concessionárias que tínhamos. Vocês tinham acabado de receber a área de Catanduva e ampliado um pouco os municípios de Bebedouro, partindo para a região noroeste do Estado. Nesses 16 anos, a Coopercitrus se colocou entre as 5 maiores concessionárias do grupo AGCO no mundo. O grupo AGCO responde por quatro marcas principais, e se transformar no mundo inteiro, contando todo o território europeu, no qual somos muito fortes, em uma das maiores concessionárias é um feito raro, ainda mais em tão pouco tempo. Eu credito essa vitória da Coopercitrus em dois fatores que eu aprendi com vocês: trabalho duro e ética. Trabalho duro faz a gente chegar lá, mas sem ética nós não chegamos a lugar nenhum e para nós Valtra, estarmos aqui na região agrícola mais importante do Brasil, com uma instalação desse tipo que não tem nada a acrescentar é um prazer. O que eu posso dizer, uma questão pessoal, hoje o pessoal da Coopercitrus entre os quais grandes amigos que estão comigo todos os dias, fazem parte daquela família não que nós nascemos, mas que nós escolhemos, então, o que eu posso dizer não é parabéns, e sim, que é uma honra estar com vocês”.

Por fim, o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio, representando a prefeita Darcy Vera, espera que o empreendimento da Coopercitrus além de progredir, leve também o nome Ribeirão Preto para o cenário internacional. “Aqui eu vi atentamente todos que usaram da palavra, do potencial que tem Ribeirão Preto e sua região. A cidade que é a mais importante do Estado de São Paulo e do Brasil, que é a 33ª cidade do país, onde nós temos um agronegócio forte, um pólo de saúde forte com grandes faculdades e universidades. Acredito que o sucesso vem das grandes parcerias e a Coopercitrus mostrou que tem bons parceiros, principalmente a Valtra que disse que a Coopercitrus iniciou pequena e hoje é uma grande empresa, por ter na sua geração pessoas que querem o melhor não só da empresa, mas da cidade. E hoje, aqui inaugurando uma loja que foi uma junção do setor de máquinas e o setor de insumos, trazendo para a cidade de Ribeirão Preto muito mais tributo, muito mais renda, muito mais emprego e acima de tudo, aprendi que o fator primordial é a qualidade do atendimento, para depois a qualidade do produto. É uma honra estar aqui hoje participando desta inauguração desta grande empresa e desejar que Deus continue iluminando todos vocês para que possam progredir muito mais ainda e com isso levar a cidade de Ribeirão Preto para o nível internacional”.


Para o corte da fita inaugural, foram convidados o diretor presidente da Coopercitrus, Raul Huss de Almeida; o diretor vice-presidente, João Pedro Matta; o diretor de administração e negócios, José Vicente da Silva; o gerente geral do DMA (depto. de máquinas agrícolas), José Geraldo da Silveira Mello; o gerente comercial do DMA, Fernando Degobbi; o gerente comercial do setor de insumos, Jair Guessi; o gerente do setor de insumos do Shopping Rural de Ribeirão Preto, Laércio Ernesto de Souza; e o gerente do DMA do Shopping Rural de Ribeirão Preto, Alexandre Bertoni.




Serviços em Ribeirão

A nova instalação reúne em Ribeirão Preto, numa única estrutura, a Concessionária Valtra e a loja de insumos que antes funcionavam em prédios separados. Além dos produtos já comercializados pela Coopercitrus, como todos os insumos agrícolas necessários para o desenvolvimento da atividade no campo e máquinas e implementos agrícolas da Valtra para dinamizar a colheita gerando bons lucros ao produtor. Pessoas não cooperadas a Coopercitrus podem adquirir produtos da linha Pet para o trato de animais de estimação, chapéus, botinas, canivetes, facas, amoladores, lanternas, produtos para piscina, ferramentas em geral, limpeza automotiva, lubrificantes, caixas térmicas, pneus e muito mais, que poderão ser pagos em dinheiro, cheque ou através de cartão de crédito.

Este é um grande marco na história da Cooperativa, pois em sua nova formulação o cooperado, assim como toda a população, podem escolher livremente os produtos de que necessita, expostos em prateleiras para seu autoatendimento, com exceção dos produtos de venda técnica que exigem prescrição de receita, como medicamentos veterinários e defensivos agrícolas, além de máquinas de pequeno porte e ferramentas que necessitam de especificações técnicas. O Shopping Rural tem um horário de funcionamento integral, aberto de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e aos sábados das 7h30 às 12h.

À medida que este modelo se consolidar, a intenção é de implantá-lo em outras lojas Coopercitrus de forma gradual para que todos os cooperados, assim como a população, usufruam dos serviços oferecidos pela Cooperativa.


Sólida abrangência

A Coopercitrus pode ser considerada um dos melhores exemplos em nosso país da materialização dos ideais cooperativistas e de seu poder de criação de riqueza, em especial no meio rural, ao qual se dedica integralmente. Ao longo desses anos, adquiriu um quadro de mais de 18.000 produtores rurais associados, 35 lojas de insumos, 18 concessionárias Valtra, 7 postos de combustíveis, 15 unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, armazéns para grãos, uma equipe de alto nível de colaboradores especializados em assistência técnica e de outros serviços, que a faz ser uma das maiores prestadoras de serviços, estando presente em 500 municípios nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, fornecendo insumos, máquinas e implementos agrícolas.


É também um exemplo de capacidade de superação de dificuldades e ajustamento à realidade econômica. Sua receita bruta em 2010 somou R$ 914,5 milhões, tendo havido um crescimento de 26,8% em relação ao exercício anterior. No setor de insumos, o crescimento foi de 21,58%, a cultura de cana-de-açúcar participou no faturamento deste setor com 47,03%, enquanto a laranja somou 36,52%. Máquinas e implementos agrícolas teve um ano excepcional, ao alcançar o total de 1022 tratores faturados e um acréscimo da receita da ordem de 59% em relação ao ano anterior.

De toda esta trajetória de 35 anos atuando de forma a proporcionar benefícios aos produtores rurais, a Coopercitrus colheu bons resultados, tanto que hoje é considerada uma das maiores cooperativas no segmento do Brasil. Possui um sistema sólido e que além dos serviços prestados, pensa no crescimento de seus cooperados. Ela é hoje a maior revenda dentre os mais de 60 concessionários da fábrica de tratores Valtra do Brasil, é reconhecida no prêmio Top Dealer devido a sua excelência em gestão na área de produtos e serviços oferecidos aos seus cooperados. Além disso, a Coopercitrus é também a maior concessionária em volume de negócios do banco AGCOFinance e está no topo em venda de cotas de consórcio, o que prova a confiança dos produtores rurais nos produtos oferecidos por sua Cooperativa.

Pode-se concluir que a presença de uma Cooperativa ao lado do cooperado foi o grande denominador comum para o sucesso de suas plantações.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.