CI

Adubação pode responder por 30% da produção agrícola

Adubação racional é destaque nas técnicas de manejo de solo



Foto: Canva

A correta adubação do solo é uma prática indispensável para a produtividade agrícola. Segundo a Emater/RS, o manejo é o que completa a diferença entre a necessidade da cultura e a capacidade do solo de fornecer nutrientes. De acordo com o extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Felipe Lorensini, a adubação é responsável por cerca de 30% da produção das culturas. “Em relação à produção de uma determinada cultura, cerca de 30% da produção que vai ser obtida dessa cultura é em função da disponibilidade do nutriente. Porém, quando se fala em ‘adubação da cultura’, a gente não está adubando a cultura, mas sim adubando o solo, que vai ditar a disponibilidade de nutriente para a cultura”, pontua Lorensini.   

Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito

Segundo o extensionista em publicação da Emater, diversos fatores influenciam a eficácia da adubação, como a mineralogia do solo, o teor de matéria orgânica, a capacidade de retenção de elementos e o estado atual de fertilidade, incluindo correções químicas anteriores. Lorensini destaca ainda a importância da ciclagem de nutrientes, onde resíduos em decomposição de culturas anteriores liberam nutrientes para as novas plantações. Segundo a Emater/RS, outro ponto crítico é o manejo do solo para ampliar o volume explorado pelas raízes. Se o solo apresenta restrições químicas, como alumínio tóxico, ou limitações físicas, como compactação, a raiz não consegue acessar um volume maior, limitando a quantidade de nutrientes disponíveis.

Para alcançar o máximo potencial da adubação racional, Lorensini enfatiza a necessidade de uma amostragem adequada do solo, seguida de análise criteriosa. “Não tem como fazer uma análise do que está acontecendo e, muito menos, fazer uma recomendação sem termos uma análise que realmente represente o estado de fertilidade que o solo se encontra”, conclui, reforçando a importância da assistência técnica. Ao manejar o solo para ampliar o acesso a nutrientes e água, os agricultores podem não apenas aumentar a produtividade, mas também utilizar os recursos disponíveis de maneira sustentável, alinhando práticas agrícolas com o cuidado ambiental. As informações foram divulgasdas pela Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.