Saiba como armazenar os fertilizantes corretamente
Leia sobre o armazenamento de fertilizantes.
Para não perder a efetividade de um fertilizante, este deve ser guardado corretamente. O modo como você guarda os fertilizantes influencia a qualidade dos produtos, podendo alterar propriedades químicas, físicas ou físico-químicas.
Segundo a Legislação Brasileira (Decreto 2004 Art. 47), o armazenamento de fertilizantes, corretivos, inoculantes ou biofertilizantes deve obedecer instruções fornecidas pelo fabricante ou importador, bem como as condições de segurança apresentadas no rótulo e observar as regras e aos procedimentos estabelecidos para o armazenamento de produtos perigosos, quando for o caso, constantes da legislação específica em vigor.
Preferencialmente, os fertilizantes devem ser armazenados em um depósito fechado e seguro, para proteger do sol, chuva etc, bem como reduzir o risco de roubos. Mas caso não seja possível, pode-se armazenar em ambiente externo seguindo algumas recomendações. Em todos os casos, no armazenamento de produtos sólidos, observe as recomendações do fabricante quanto à altura máxima de empilhamento. Também siga a regra de que o primeiro fertilizante a ser armazenado no galpão deve ser o primeiro a ser usado na lavoura.
Armazenamento interno de fertilizantes
Deve ser armazenado em local bem ventilado, sem muita oscilação de temperatura, com estrutura não inflamável (concreto, aço, tijolo etc.), de preferência no térreo. O chão deve ser nivelado, regular, sem buracos, dutos ou galerias, e deve ser livre de umidade. Coloque paletes no chão antes de colocar as pilhas, evitando a umidade do solo. O telhado deve estar bem conservado, evitando a entrada de água / luz solar.
Os produtos devem ficar a pelo menos 1 metro de distância de beirais e vigas, e se os produtos estiverem em sacos, devem ficar afastados também de paredes. No caso de empilhamento, a base deve estar firme, e as pilhas devem ter pelo menos 1 metro de distância entre uma e outra. Também devem ficar afastados de outros materiais a granel incompatíveis. No caso de materiais inflamáveis, os fertilizantes devem ficar a pelo menos 5 metros de distância.
Os galpões devem ficar a pelo menos 50 metros de poço artesiano e 10 metros de qualquer curso d' água. Deve-se retirar manchas de óleo de máquinas, bem como evitar o uso de soldas. Agrotóxicos também devem ficar afastados, a pelo menos 5 metros de distância.
Armazenamento externo de fertilizantes
Caso o armazenamento dos fertilizantes seja feito em local externo, deve-se armazenar somente os produtos que não contenham nitrato de cálcio e/ou nitrato de amônio.
No caso de armazenamento externo, armazene em um chão elevado sobre paletes, livre de umidade e depois cubra com lona ou plástico. Coloque paletes (livres de farpas e pregos) para que a sacaria não fique em contato com o solo ou umidade.
Coloque também uma camada de paletes vazios no topo da pilha, antes de colocar a lona, de forma a diminuir a deterioração por calor. Observe a estabilidade da pilha antes de cobrir com lona ou plástico. As lonas devem ser fixadas na camada inferior para evitar danos. Coloque também estrados no topo da lona para proteger a mesma. Devem ser colocadas duas camadas de lona branca fixadas com cordas.
Caso use cordas, nunca enrole as cordas em volta das mãos ou dedos, pois, visto que as lonas são grandes, uma rajada de vento pode puxar ou até levantar uma pessoa do chão, causando ferimentos.
Armazenamento de fertilizantes ensacados
Sempre observe as instruções do fabricante. De forma geral, para sacarias de 50 kg, as pilhas devem ter no máximo 20 sacos de altura, apoiadas em estrados de madeira, de forma a evitar o contato dos sacos com o solo.
Para sacos de 25 kg, o número máximo de sacos é de 24. As pilhas devem ser compostas em camadas intercaladas, sendo uma de dois sacos (um ao lado do outro) na horizontal, e outra de dois sacos (um ao lado do outro) na horizontal, e outra de dois sacos (um ao lado do outro) na vertical, conforme imagem ilustrativa abaixo:
As pilhas devem estar espaçadas por 1 metro para favorecer a circulação do ar, e a 1 metro da parede e do teto. Se forem observadas pilhas inclinadas, devem ser armazenadas imediatamente.
Já no caso de big bags, se recomenda no máximo pilhas de dois ou três sacos em alguns casos. Sempre montar as pilhas em formato piramidal, evitando quedas e acidentes.
Não é recomendada a armazenagem externa. Porém, quando não é possível a armazenagem em galpão, a armazenagem externa pode ser feita somente para fertilizantes que não contenham nitrato de amônio e/ou nitrato de cálcio. As embalagens devem ser colocadas sob lonas, e com estrados no topo da pilha, protegendo contra danos de animais às lonas / embalagens (recomenda-se duas camadas de lona branca).
Armazenamento de fertilizante em silos
Alguns produtos mais sensíveis a altas temperaturas não devem ser armazenados em silos expostos à luz solar. O silo deve ser bem fechado, e o sistema de ventilação, abafador e enchimento bem selados.
Durante a injeção, a pressão não deve ultrapassar 1,5 kgf/cm², evitando a deterioração do fertilizante.
Armazenamento de fertilizantes líquidos
No caso de fertilizantes líquidos armazenados em tanques, as bases dos tanques devem ser de concreto plano em uma base dura. Os tanques devem ficar a mais de 10 metros afastados de hidrovia, e você deve ter um plano de contingência caso haja vazamento.
Nitrogênio e higroscopicidade
Uma das características físico-químicas dos fertilizantes sólidos é sua higroscopicidade, tendência em absorver água, normalmente da atmosfera. A absorção da água varia de acordo com o teor de umidade do ambiente, a umidade crítica (que é a umidade relativa do ar, acima da qual uma determinada substância começa a absorver a água presente na atmosfera); do tempo de exposição do material à determinada umidade e da natureza do fertilizante.
A ureia é um fertilizante altamente higroscópico, e requer muito cuidado no seu armazenamento. O nitrato de amônio (NA) por apresentar N mineral simultaneamente na forma nítrica e amoniacal, apresenta restrições em relação ao seu armazenamento e estocagem em ambientes tropicais e subtropicais. Tem grande sensibilidade à variação de temperatura, sendo bastante higroscópico. O aumento na umidade pode causar o “empedramento” (caking) dos grânulos, além da formação de sítios de oxi-redução no material e a perda de nitrogênio volatilizado na forma de óxidos (NOx) ou amônia (NH3).
Fertilizantes fluidos
Fertilizantes fluidos ou líquidos devem ser armazenados em tanques, tendo custos inferiores aos armazéns para fertilizantes sólidos, por diminuir as perdas que ocorrem no manejo e armazenamento de fertilizantes sólidos como formação de pó, empedramento, sacaria rasgada, entre outros.
Por fim, recomendamos o vídeo do Engenheiro Agrônomo Dr. Nelson Horowitz para mais alguns detalhes acerca do armazenamento de fertilizantes em bags.
Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo
Referências:
EMBRAPA et al. MANUAL DE CALAGEM E ADUBAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 1. ed. Brasília, DF: Editora Universidade Rural, 2013.