CI

A importância da matéria orgânica no solo e na sua produtividade!

Entenda a importância da matéria orgânica no solo e como ela melhora a produtividade.



Índice dos conteúdos - clique para navegar

O que é a matéria orgânica do solo?
      - Como é formada a matéria orgânica no solo?
      - Qual a composição da matéria orgânica?
Benefícios da matéria orgânica no solo e na produtividade agrícola

      - Influência da matéria orgânica nos aspectos físicos do solo
      - Influência da matéria orgânica nos aspectos químicosdo solo
      - Influência da matéria orgânica nos aspectos biológicos do solo
Como aumentar a matéria orgânica no solo?

 

O que é a matéria orgânica do solo?

A matéria orgânica é todo material orgânico originado principalmente a partir de resíduos de plantas, animais ou organismos do solo, que se encontram em diferentes graus de decomposição, sendo um importante reservatório de carbono, nutrientes e energia para o solo. Caso não houvesse matéria orgânica no solo, a superfície terrestre seria uma mistura estéril de minerais intemperizados.

A matéria orgânica é um componente fundamental do solo, influenciando diretamente e positivamente os aspectos físicos, químicos e biológicos, o que resulta em um aumento na sua produtividade. Vamos entender melhor!

 

Como é formada a matéria orgânica no solo?

A matéria orgânica pode ser formada por diversos resíduos:

  • Resíduos de plantas e animais em várias fases de decomposição;
  • Substâncias sintetizadas química e biologicamente;
  • Microrganismos e pequenos animais e seus restos decompostos;
  • Produtos da decomposição de microrganismos;
  • Decomposição de lodo de esgoto, resíduos urbanos ou industriais.

 

Qual a composição da matéria orgânica?

A matéria orgânica tem a maior parte da sua composição formada por carbono, e o resto é formado por oxigênio, hidrogênio, Nitrogênio, Fósforo, Potássio, CálcioEnxofre etc. Estes elementos formam compostos como celulose, hemicelulose, lignina, proteínas, aminoácidos, ácidos alifáticos, ceras, açúcares e gordura. 

Também pode ser incluída como compartimento da matéria orgânica, a biomassa microbiana. Ainda que represente menos de 5% da matéria orgânica no solo, os componentes vivos desempenham funções muito importantes no solo.

 

Benefícios da matéria orgânica no solo e na produtividade agrícola

A qualidade de um solo pode ser verificada pela interação dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. A matéria orgânica do solo, devido à sua complexidade de substâncias e de processos, influencia diretamente e positivamente nestes atributos físicos, químicos e biológicos do solo, melhorando a produtividade do seu cultivo. Vamos entender melhor!

 

Influência da matéria orgânica nos aspectos físicos do solo

A matéria orgânica aumenta a estabilidade dos agregados do solo, densidade do solo, porosidade do solo, aeração, capacidade de infiltração, retenção e percolação da água e compactação do solo.

Os agregados do solo são formados e estabilizados pela compressão do sistema radicular das plantas, hifas de fungos, umedecimento e secagem do solo, ligações químicas (entre os minerais e partículas orgânicas) etc. A matéria orgânica, na forma de raízes de plantas e hifas de fungos, é a principal responsável pela estabilização dos macroagregados.

Além destes benefícios, a matéria orgânica também diminui o efeito negativo da consistência plástica e pegajosidade dos solos argilosos molhados.

Outro ponto positivo é o fato da matéria orgânica ser uma má condutora de calor, o que acaba diminuindo as variações de temperatura durante o dia.

 

Influência da matéria orgânica nos aspectos químicos do solo

A matéria orgânica influencia diretamente na disponibilidade de nutrientes, atuando tanto como fonte destes, como transformadora dos nutrientes já presentes no solo para a absorção pelas plantas.

Além disso, alguns nutrientes interagem com a matéria orgânica, ocorrendo uma adsorção, evitando a perda destes nutrientes por lixiviação, e sendo liberados gradativamente para as plantas.

Também é possível diminuir a disponibilidade de alumínio no solo através da complexação destes elementos com os ácidos orgânicos e substâncias húmicas, reduzindo a toxicidade destes elementos às plantas. Os microrganismos também podem atuar na degradação de compostos orgânicos xenobióticos e imobilização de metais pesados no solo.

A matéria orgânica também aumenta a CTC do solo, pois possui uma área superficial específica maior do que a das argilas, permitindo uma CTC maior do que estas. O aumento da CTC aumenta a fertilidade do solo. A matéria orgânica pode representar entre 20% e 90% da CTC do solo.

 

Influência da matéria orgânica nos aspectos biológicos do solo

A matéria orgânica promove incremento de organismos benéficos no solo. Os microrganismos presentes na matéria orgânica exercem um papel fundamental na decomposição do material orgânico, na ciclagem de nutrientes, imobilização de nutrientes etc., conforme citado anteriormente.

Além disso, a maior presença de organismos benéficos no solo causam uma supressão dos organismos patogênicos, reduzindo assim a incidência de doenças nas plantas.

A matéria orgânica esta diretamente ligada ao fornecimento de carbono, que é responsável por diversos efeitos físicos e químicos no solo.

 

Como aumentar a matéria orgânica no solo?

Existem diversas formas de aumentar a matéria orgânica no solo, como por exemplo:

Você pode ler detalhadamente sobre diversas práticas que aumentam a matéria orgânica no solo na nossa seção de fertilizantes orgânicos!

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

 

Referências:

BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Dinâmica e função da matéria orgânica. In: SANTOS, G. A.; SILVA, L. S.; CANELLAS, L. P.; CAMARGO, F. A. O. Fundamentos da matéria orgânica do solo: ecossistemas tropicais e subtropicais. 2. ed. Porto Alegre: Metrópole, 2008. p. 7-18.

BRONICK, C. J.; LAR, R. Soil structure and management: A review. Geoderma, v. 124, p.3-22, 2005.

CANELLAS, L. P.; VELLOSO, A. C. X.; MARCIANO, C. R.; RAMALHO, J. F. G. P.; RUMJANEK, V. M.; RESENDE, C. E.; SANTOS, G. A. Propriedades químicas de um Cambissolo cultivado com cana-de-açúcar, com preservação do palhiço e adição de vinhaça por longo tempo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 27, p. 935-944, 2003.

MIELNICZUK, J. Matéria orgânica e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. In: SANTOS, G. A.; SILVA, L. S.; CANELLAS, L. P. & CAMARGO, F.A.O., eds. Fundamentos da matéria orgânica do solo - ecossistemas tropicais e subtropicais. 2. ed. Porto Alegre, Metrópole, 2008. p. 1-5.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de Adubação e de Calagem Para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2004.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.