CI

Nitrato de Potássio - características e manejo do adubo

.


O nitrato de potássio, também conhecido como "salitre", é feito a partir da mistura de cloreto de potássio com ácido nítrico, possuindo, no mínimo, 44% de potássio na forma de K2O e 12% de nitrogênio na forma nítrica. Grande parte do fertilizante tem origem nos desertos do Chile. Assim, este fertilizante fornece dois dos macronutrientes principais para as plantas.

O potássio atua na manutenção do estado hídrico da planta, abertura e fechamento dos estômatos, turgescência das células, acúmulo e translocação de carboidratos, formação de raízes e amadurecimento dos frutos. Já o nitrogênio é fundamental pelo crescimento das plantas, sendo um componente das proteínas, ácidos nucleicos, clorofila etc.

Este fertilizante é utilizado em culturas de alto valor que aproveitam uma fonte de potássio com alto teor do nutriente, possuindo como vantagem o fato de ser livre de cloreto. Além disso, pode ser combinado com outros tipos de fertilizantes solúveis em água. Neste caso, consulte a compatibilidade específica para cada produto.

Pode ser usado como adubo de base, cobertura, fertirrigação, hidroponia ou em aplicação foliar devido à sua alta solubilidade, sendo assim, um fertilizante bastante versátil, que pode ser usado em diferentes momentos do ciclo produtivo. Porém, devido à sua alta solubilidade, este fertilizante pode ser bastante lixiviado em solos com baixa CTC, sendo necessária uma boa administração da irrigação.

Além do fornecimento de nutrientes, ocorrem benefícios do nitrato de potássio como indutor de maturação na cana-de-açúcar, resultando em maior acúmulo de sacarose nos colmos.

Outra vantagem é a sua possibilidade de uso em locais com estresse salino. Este fertilizante reduz a absorção de sódio e aumenta a absorção de outros cátions, como o potássio e o cálcio. Assim, é uma opção interessante para para culturas bastante sensíveis à salinidade, como as hortaliças.

 

Desvantagens do nitrato de potássio

Por conta da sua alta solubilidade, o nitrato de potássio possui problemas de lixiviação. Em solos com baixa Capacidade de Troca de Cátions (CTC), os nutrientes não ficam adsorvidos nas partículas de solo, descendo para profundidades inalcançáveis pelas plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.