O que é a amônia verde / renovável? Quais as vantagens?
Leia sobre a amônia verde e suas vantagens.
Sabemos que os gases de efeito estufa são um dos principais causadores das mudanças climáticas. Ultimamente, observamos cada vez mais os efeitos extremos do clima, como por exemplo as ondas de calor. Segundo a FAO, a agricultura é uma grande emissora de gases de efeito estufa, emitindo cerca de 20% do total desses gases. Já o sistema alimentar como um todo, envolvendo a mudança de uso da terra, produção agrícola, embalagem e gestão de resíduos é responsável por mais de 33% das emissões de gases de efeito estufa.
Os fertilizantes (produção e uso) representam cerca de 10% do impacto total causado pela agronomia, sendo o impacto causado principalmente por fertilizantes nitrogenados. A produção de amônia, fertilizante composto por nitrogênio e hidrogênio, pode liberar até 10 kg de CO2 equivalentes para cada kg do fertilizante usado na lavoura. Nesse quesito, a amônia verde pode ser uma importante aliada na redução das emissões de carbono na produção e uso de fertilizantes.
O que é a amônia verde?
A amônia verde é a amônia produzida com hidrogênio verde, um combustível gerado com fontes de energia renovável, sendo uma alternativa de fertilizante livre de emissões de gases de efeito estufa. O uso da amônia verde reduz diretamente o impacto ambiental. A produção é livre de emissão de carbono, causando grande influência positiva na produção de culturas que consomem bastante nitrogênio, como o café e trigo.
A amônia convencional é produzida a partir da eletrólise da água, que consiste na decomposição da água em hidrogênio e oxigênio, e posteriormente combinando o hidrogênio com nitrogênio atmosférico, formando a amônia. A hidrólise é um processo que consome bastante energia, para cada tonelada produzida de amônia normal, são emitidos, em média, 2 toneladas de CO2 durante a produção.
No caso da amônia verde, são usadas energias renováveis (como a energia solar ou eólica) ou nuclear durante a sua produção. Vale lembrar que o fertilizante é o mesmo. A eficiência da amônia "verde" é a mesma da convencional, mantendo a mesma qualidade química e física. Dito isso, também é importante entender que a amônia verde também causa problemas quando despejada no meio ambiente.
A amônia verde ainda engatinha, mas o comércio e uso deve crescer em 2024. A matriz elétrica no Brasil é cerca de 80% renovável, colocando o país em uma posição favorável. Para o produtor rural, o uso do fertilizante com produção limpa, bem como reduzir a emissão de carbono em outras etapas da produção agrícola, pode proporcionar o acesso a novos mercados em outros países, que exigem produtos com baixo impacto ambiental.
Vantagens da amônia verde / renovável
Resumindo as vantagens da amônia verde, temos:
- Maior independência e segurança na produção do fertilizante: é necessário energia para produzir amônia. A produção de amônia verde reduz o uso de combustíveis fósseis, muitas vezes oriundos de outros países, cujo mercado oscila muito, como por exemplo quando ocorrem guerras. Ao usar as fontes renováveis, produzidas no local, diminui-se a exposição à oscilação dos preços;
- Menor impacto ambiental: a amônia verde é produzida usando energias renováveis, não liberando CO2 durante a produção, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa;
- Promoção do mercado de energias renováveis: atender à grande demanda por amônia irá exigir grande produção de energia renovável no caso da amônia verde, promovendo um desenvolvimento desse mercado;
- Produção mais limpa e acesso a novos mercados: para o produtor rural, o uso de insumos com baixa emissão de carbono pode promover benefícios governamentais e acesso a novos mercados mais exigentes.
Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo
Referências:
BRENTRUP, F.; LAMMEL, J.; STEPHANI, T.; CHRISTENSEN, B. Updated carbon footprint values for mineral fertilizer from different world regions. In: Proceedings of the 11th International Conference on Life Cycle Assessment of Food 2018 (LCA Food). Bangkok, 2018. p. 19–22.
FAO. Sistemas alimentares são responsáveis por mais de um terço das emissões globais de gases de efeito estufa. In: FAO no Brasil. [S. l.], 10 mar. 2021. Disponível em: https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1380005/. Acesso em: 21 mar. 2024.
GUERRA, Lucca. Análise de viabilidade técnica e financeira de uma planta de produção de amônia verde no estado do Ceará. 2023. 172 f. (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.