CI

Adubos - Nitrato de cálcio, nitrocálcio e nitrossulfocálcio

Entenda as características destes fertilizantes.


São fertilizantes que possuem por garantia, no mínimo:

  • Nitrato de cálcio: 14% de nitrogênio na forma nítrica, podendo ter até 1,5% na forma amoniacal, e 16% de cálcio;
  • Nitrossulfocálcio: 24% de nitrogênio (metade na forma amoniacal e metade na forma nítrica), 3% de enxofre e 3% de cálcio;
  • Nitrocálcio: 20% de nitrogênio (metade na forma de nitrato e metade na forma de amônio) e 2% de cálcio.

Apesar destes adubos conterem cálcio, são adubos nitrogenados e não corrigem a acidez do solo e nem elevam a saturação por bases.

Devemos ter em mente que, o nitrogênio na forma de nitrato possui perdas muito menores por volatilização quando comparado ao amônio, mas pode ser perdido na forma de gás (desnitrificação), não sendo recomendado em situações de carência de oxigênio (como no caso do arroz irrigado).

Além disso, o nitrogênio na forma de nitrato acidifica menos o solo do que o nitrogênio na forma amoniacal. Porém, como desvantagem, o nitrato é bastante higroscópico (absorve bastante umidade do ar), possuindo uma grande tendência à solidificação. Assim, deve ser armazenado em local seco, fresco e arejado.

Existem evidências de que o aumento de concentração de nitrato na zona radicular pode inibir a absorção de cloreto pela planta, reduzindo o efeito do estresse salino.

 

Nitrato de cálcio

O nitrato de cálcio fornece cálcio e nitrogênio em solução dissolvida, sendo rapidamente absorvidos pela planta. Por garantia, possui pelo menos 14% de nitrogênio na forma nítrica, podendo ter até 1,5% na forma amoniacal, e 16% de cálcio.

O produto é aplicado principalmente via foliar ou fertirrigação, mas também pode ser aplicado no solo. Por ser um fertilizante sintético, não pode ser utilizado em agricultura orgânica.

Esse adubo é interessante para plantas que possuem alta demanda de cálcio na frutificação, como o tomate, melancia, uva, morango e laranja. Em hortaliças, além da nutrição, o fertilizante promove a resistência para problemas foliares. O cálcio presente no fertilizante também evita problemas como a podridão final da flor, mancha de cortiça e caroço amargo nas maçãs.

Como o cálcio atua na germinação de pólen e desenvolvimento do tubo polínico, esse fertilizante pode ser aplicado no início do período reprodutivo, promovendo frutos de maior qualidade.

O nitrato raramente volatiza, e é prontamente absorvido pelas plantas, se deslocando conforme a necessidade das plantas. Já o cálcio não é móvel na planta, e assim, no caso de adubação foliar, deve ser feita uma boa cobertura, atingindo as regiões onde há necessidade do nutriente.

Quando aplicado via foliar, o cálcio é absorvido pelos estômatos. Assim, esses estômatos devem estar abertos para que a planta absorva bem o fertilizante, devendo-se aplicar o produto no início da manhã ou no fim de tarde.

A aplicação via solo muitas vezes não é viável quando o foco é o nitrogênio, visto que este fertilizante é mais caro por ponto de nitrogênio do que outros fertilizantes como a ureia. Já na fertirrigação, esse fertilizante é prontamente solúvel na água, sendo adequado para este modo de aplicação.

Outro fator é que a maioria dos adubos são ácidos, enquanto o nitrato de cálcio é básico, sendo uma alternativa interessante para evitar a acidificação do solo.

 

Desvantagens do nitrato de cálcio

Como desvantagens do nitrato de amônio, podemos considerar o baixo teor de nitrogênio (14% a 15%). Porém, isso pode ser uma vantagem para culturas com pouca necessidade de nitrogênio. Além disso, esse produto é incompatível com a mistura com diversos outros fertilizantes e defensivos. Neste caso, verifique a compatibilidade antes de misturar este produto com outros.

 

Nitrossulfocálcio e Nitrocálcio

São fertilizantes parecidos com o nitrato de cálcio, porém com algumas diferenças.

O nitrossulfocálcio possui um teor um pouco maior de nitrogênio (cerca de 24%), sendo metade na forma nítrica e metade na forma amoniacal. Porém, possui um teor menor de cálcio, possuindo cerca de 3%. Também possui cerca de 3% de enxofre, o que torna este fertilizante interessante em algumas ocasiões.

Já o nitrocálcio possui cerca de 20% de nitrogênio, sendo metade na forma de amoniacal e metade na forma de nitrato, e 2% de cálcio. Por conta do menor teor de cálcio, este fertilizante é pouco utilizado.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.