CI

O que são e como funcionam o Superfosfato simples (SSP) e o Superfosfato triplo (TSP)

Entenda como funcionam o Superfosfato simples (SSP) e Superfosfato triplo (TSP).



O que são o superfosfato simples (SSP) e superfosfato triplo (TSP)

O superfosfato simples e superfosfato triplo são fertilizantes fontes de fósforo, cálcio e, no caso do superfosfato simples, enxofre (na forma de sulfato de cálcio). Também são conhecidos como SSP e TSP ou super simples e super triplo. Estes fertilizantes geralmente são aplicados no sulco de plantio ou a lanço.

Os superfosfatos são bastante solúveis no solo, os nutrientes estão prontamente disponíveis para o consumo das plantas, sendo uma vantagem em situações de necessidade imediata. Porém, por conta dessa alta solubilidade, podem ocorrer perdas dos nutrientes por lixiviação, principalmente em solos com pH mais alto. Essa lixiviação também é favorecida em épocas com bastante chuva, fazendo com que o nutriente seja lixiviado para camadas mais profundas no solo.

Geralmente são obtidos a partir do tratamento de rochas do grupo dos fosfatos naturais (como a apatita e a fosforita), com ácido sulfúrico. 

 

 

Composição do superfosfato simples e do superfosfato triplo

O superfosfato simples possui como garantias mínimas legais, conforme o MAPA, 16% de fósforo na forma de P2O5 solúvel em água, 16% de cálcio e 10% de enxofre.

Já o superfosfato triplo deve ter 36% de fósforo na forma de P2O5 solúvel em água e 10% de cálcio, não possuindo enxofre em sua composição.

Tratam-se de nutrientes muito importantes para o desenvolvimento da planta. O fósforo é está envolvido na formação de ácidos nucléicos, membranas, síntese de ATP, ADP e NADP, participando diretamente da divisão celular, reprodução, metabolismo, armazenamento e transferência de energia. O nutriente contribui para o crescimento prematuro das raízes, qualidade de frutas, verduras, grãos e formação de sementes. Plantas jovens absorvem maiores quantidades de fósforo, ocorrendo rápido e intenso crescimento das raízes em ambientes com níveis adequados do nutriente.

O cálcio atua em diversos compostos e funções, como a formação da lamela das células, ativação enzimática, absorção de nutrientes e integridade da parede celular (importante para prevenir a invasão de fungos e bactérias). Atua também na elongação celular e auxilia na absorção de outros nutrientes.

Já o enxofre participa de diversos compostos nas plantas (proteínas, aminoácidos, enzimas, alcaloides etc.). Participa em diversas funções e processos no DNA, RNA, controle hormonal etc. O nutriente também atua na qualidade nutritiva em diversos produtos agrícolas, além de atuar na defesa da planta contra pragas e doenças.

 

Diferenças entre o superfosfato simples e superfosfato triplo: qual fertilizante devo escolher?

Observe as composições mínimas de nutrientes do superfosfato simples e do superfosfato triplo:

  • Superfosfato simples: 16% de fósforo (na forma de P2O5 solúvel em água), 16% de cálcio e 10% de enxofre;
  • Superfosfato triplo: 36% de fósforo (na forma de P2O5 solúvel em água) e 10% de cálcio, não possuindo enxofre em sua composição.

A presença de enxofre no superfosfato simples justifica a sua escolha em situações de carência deste nutriente. Porém, vale ressaltar que o supersimples possui um preço proporcionalmente mais caro por ponto deste nutriente, quando comparado com alternativas como o enxofre elementar, que oferecem melhor custo-benefício. Além disso, a alta solubilidade deste nutriente presente no superfosfato simples possibilita maiores perdas do nutriente por lixiviação através das camadas mais profundas do solo. Grandes quantidades de chuvas favorecem o processo de lixiviação em fertilizantes mais solúveis. 

Quanto à concentração de fósforo, este possui maior concentração no superfosfato triplo, possibilitando um manejo mais barato para a aplicação deste nutriente quanto ao frete, armazenamento e manejo, pois será necessária uma menor quantidade deste fertilizante, quando comparado ao superfosfato simples, para aplicar uma mesma dose de fósforo no solo. Soma-se a isso o fato de que o preço por ponto de fósforo no superfosfato triplo é mais barato. Devemos destacar que, uma característica deste nutriente é a forte retenção do mesmo no solo, conforme explicado na nossa página sobre fósforo.

Quanto ao cálcio, este nutriente estará bem suprido no solo se a calagem / gessagem são feitas de maneira adequada, o mesmo serve para o enxofre no caso da gessagem.

 

Como armazenar / estocar o superfosfato simples e o superfosfato triplo?

Estes fertilizantes devem ser armazenados em locais fechados, em superfície firme, protegidos do solo, do sol e da umidade. A umidade pode aglomerar o fertilizante ou trazer poeiras, o que prejudica a sua aplicação e eficiência. Caso não seja possível armazenar em local fechado, sendo armazenado a céu aberto, o local deve ser bem drenado, e as embalagens devem ser guardadas sobre estrados ou paletes para proporcionar proteção térmica. As pilhas devem ser cobertas com lona ou plástico para reduzir os efeitos do clima. No caso de big bags, não deve-se empilhar mais de 3 big bags.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.