BASF leva portifólio complete para a Bahia Farm Show 2024
Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, palco da Bahia Farm Show
Entre os dias 11 e 15 de junho de 2024, a cidade de Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, será palco da Bahia Farm Show, um dos maiores eventos do agronegócio do Brasil. Apoiando o legado dos agricultores da região, a BASF expõe o seu portifólio completo para as principais culturas da região.
A utilização de tecnologias se tornou indispensável para manter a produtividade no campo, comenta Graciela Mognol, diretora de Marketing para o Sistema de Cultivo de soja da BASF. “O aparecimento de doenças cada vez mais resistentes impacta diretamente na produtividade no campo. Utilizar tecnologias que combatam doenças, principalmente de forma ainda mais seletiva, proporciona o desenvolvimento da lavoura e um alto índice produtivo, de forma qualitativa e quantitativa. Esse é o compromisso da BASF, que investe cerca de 900 milhões de euros anualmente em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de soluções que apoiem a agricultura”.
Novas tecnologias para as culturas de milho e algodão
O mais novo lançamento da marca de sementes de algodão FiberMax®, a plataforma SeletioTM, representa um avanço significativo na tecnologia agrícola. As sementes de algodão voltadas para o controle de plantas daninhas foram desenvolvidas especialmente para atender às necessidades dos cotonicultores brasileiros. A plataforma integra uma proteção tripla de herbicidas (Glifosato, Liberty® e Durance® S), proporcionando um manejo mais prático e eficiente das plantas daninhas. Este sistema inovador garante seletividade, um longo residual de controle e uma flexibilidade sem precedentes no manejo das culturas.
“O SeletioTM é nosso maior lançamento em sementes de algodão nos últimos anos. Os agricultores terão acesso a uma plataforma completa para o manejo de plantas daninhas, o que facilita o controle e aumenta a produtividade”, afirma Valeska de Laquila, gerente de produto FiberMax da BASF.
Além do destaque em algodão, a BASF também traz inovações para o manejo de doenças na cultura do milho com o fungicida Melyra®. Este produto, formulado com o ingrediente ativo Revysol®, oferece um amplo espectro de ação contra as principais doenças que afetam o milho, assegurando o potencial produtivo dos híbridos modernos. “Melyra® é uma das maiores inovações lançadas globalmente pela BASF nos últimos anos e será um aliado valioso para os agricultores no controle de doenças que comprometem a produtividade”, explica João Marinho, gerente de Sistema de Cultivo Milho da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.
Soluções para o cultivo de soja
Para a safra 2024/25, a BASF oferece fungicidas inovadores para soja, como Belyan® e Keyra®, que possuem o ativo inovador da BASF, o Revysol®. Belyan® é indicado para as primeiras aplicações, enquanto Keyra® é para o final do ciclo (a partir de R4), protegendo contra cercóspora, ferrugem asiática, mancha-alvo e podridão dos grãos. “Cada folha importa para o pleno potencial produtivo. Belyan® e Keyra® garantem alta produtividade até a colheita”, comenta Daniel Holzhausen, gerente de Marketing de produto Soja da BASF.
A BASF também apresenta suas marcas de sementes de soja Credenz® e SoyTech™, que oferecem alto potencial produtivo, estabilidade, adaptabilidade, resistência a nematoides e performance genética contra podridão de grãos.
As novidades em pré-lançamento para a região são:
Credenz, marca de sementes que completou 10 anos: CZ47B74I2X, CZ37B39I2X, CZ37B66I2X, CZ37B07I2X e CZ36B96I2X.
SoyTech™, marca de licenciamento: SOYTECH 711 I2X e SOYTECH 822 I2X, e o grande lançamento SOYTECH 752 I2X.
Ferramentas digitais para mais produtividade e sustentabilidade
A marca de agricultura digital da BASF, xarvio® Digital Farming Solutions, apresentará suas soluções aos produtores locais que estão a fim de melhorar seu manejo agrícola.
Otimizar recursos é crucial, principalmente durante uma safra tão complexa. A análise do talhão e o monitoramento das lavouras oferecem uma grande vantagem para conseguir maior produtividade. “Para o agricultor que planta milho, soja e algodão, é muito importante ter as informações sobre o potencial produtivo do talhão antecipadamente. Assim ele pode se planejar e adquirir os insumos de forma mais adequada. Durante a safra, estes dados são ainda mais importantes, para que seja possível identificar a densidade ideal de semeadura e as áreas que precisam de mais cuidados, seja com fertilização ou defensivos”, comenta Ricardo Arruda, líder de Agronomia Digital do xarvio® Brasil.
Com as soluções do xarvio® isso é possível. A plataforma oferece mapas que identificam as zonas de alto e baixo desempenho do talhão, com base em dados de satélite, para que o produtor possa definir a melhor densidade de semeadura para cada região. Os mapas combinam o histórico de diferentes anos, para tornar a tomada de decisão ainda mais precisa.
Já a solução de gestão nutricional, com aplicação de fertilizante em taxa variável, tem a proposta de levar a produtividade do sistema de cultivo soja-milho, por meio de um pacote de ferramentas que inclui um método inovador para conhecer as zonas do talhão de forma mais eficaz. O resultado é uma coleta otimizada de solo e recomendação digital de fertilizantes e corretivos de pH que possibilita maior retorno sobre o investimento, redução dos custos operacionais - economia de 40% nos custos de coleta e análise de solo -, aumento na produtividade - 4,37% no milho e 1,18% na soja -, além de um menor impacto ambiental.
“Por meio da inteligência artificial e da coleta dos dados no campo, o agricultor terá informações para tomar decisões mais rápidas e precisas, podendo otimizar recursos e aumentar a produtividade e a sustentabilidade das operações”, finaliza Ricardo.