Consórcio de microrganismos aumenta produtividade na lavoura
Produtores que recebem a ideia, que entendem como funciona, acabam investindo
Por Paloma Santos
Biosphera Agro Solutions apresenta na Agrobrasília 2024 intervenções biológicas de alta tecnologia para combater doenças e pragas em diferentes culturas
Na agricultura moderna, onde a sustentabilidade e a saúde do solo se tornaram itens essenciais, as soluções biológicas ganham cada vez mais destaque. Nesse sentido, uma das inovações apresentadas durante a Agrobrasília 2024 — e que tem atraído o interesse dos produtores que visitam a feira — é o consórcio de microrganismos.
A Biosphera Agro Solutions, empresa que trabalha com soluções biológicas de alta tecnologia, tem se dedicado a encontrar a combinação ideal de microrganismos que, adaptados às condições edafoclimáticas específicas de cada ambiente, possam oferecer respostas eficazes e soluções verdadeiramente benéficas e sustentáveis para a agricultura brasileira.
Segundo César Kersting, engenheiro agrônomo e diretor comercial da empresa, as pesquisas feitas pela equipe dele mostraram que, ao combinar microrganismos, é possível aumentar a eficiência agronômica. “Porque muitas vezes, por melhor que seja um microrganismo, ele não tem sozinho todas aquelas ações de promoção de crescimento que nós podemos obter em um consórcio, e esse é o grande objetivo. Quando a gente associa, a gente pode ter um benefício muito maior”, explica.
Ainda de acordo com Kersting, os microorganismos apresentam uma afinidade diferente com cada tipo de cultura. Ou seja, um microorganismo que é bom para uma leguminosa pode não ser bom, necessariamente para uma gramínea, por exemplo. Daí, a importância de uma consultoria personalizada.
“O que a Biosphera vem fazendo é isso, construir um consórcio para os microbianos, não só para obter benefícios de vários microorganismos, mas também construir consórcios específicos para determinadas culturas, esse é o diferencial, e é aí que a gente consegue entregar mais”, diz.
O produtor Guilherme Dal Castel, de Minas Gerais, veio à Agrobrasília para conferir as novidades e já saiu com o pedido de biológicos renovado. Até pouco tempo, ele utilizava apenas soluções químicas e já vê resultados na mudança. Ele explica que produz em uma região com baixo índice pluviométrico e obteve bons resultados.
“A gente produzia naquela forma mais rústica. Começamos a buscar melhorias até para produzir mais e encontramos isso na Biosphera , que apresentou uma melhoria muito boa na produtividade”, conta.
O consultor Thiago Pereira, que atua na região de Luziânia, em Goiás, afirma que, cada vez mais, os produtores estão atentos sobre a necessidade de um controle mais efetivo de doenças e pragas do solo e percebendo que a adoção de soluções biológicas é um caminho efetivo para sanar esses problemas e aumentar a produtividade.
“Os produtores que recebem a ideia, que entendem como funciona, acabam investindo. Ele sabe a importância da produtividade, mesmo com o preço baixo das commodities. Porque é aí que ele precisa ser mais eficiente”, explica.